Resumo: | O fracasso escolar ainda está muito presente entre os alunos dos anos finais do ensino fundamental no Distrito Federal, gerando o fenômeno distorção idade/série. Este trabalho tem como objetivo: analisar o percurso escolar e de vida dos discentes, destacando os fatores, que na visão dos próprios estudantes contribuíram para a reprovação e a distorção idade/série no Centro de Ensino Fundamental 18 de Ceilãndia - DF. Elegemos como objetivos específicos: descrever o projeto de Correção de Distorção Idade/Série adotado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, investigar o contexto socioeconômico dos discentes participantes deste estudo, identificar o valor que os alunos participantes deste estudo atribuem à escola, ao ensino e à aprendizagem; identificar as expectativas dos alunos em relação à sua formação escolar e sua profissionalização, averiguar se as práticas pedagógicas da escola são compatíveis com as orientações pedagógicas para CDIS, apresentar alternativas de intervenção junto aos alunos das turmas de CDIS. Para a sustentação teórica, os estudos de Libâneo (1997), Nóvoa (2000), Dayrell (2004), Luckesi (1992), Orientações Pedagógicas (2012) entre outros, foram imprescindíveis. Optamos pela pesquisa qualitativa com a abordagem estudo de caso com os instrumentos: entrevista com grupo focal e semi estruturada com os discentes. Os resultados evidenciaram que: a) o contexto socioeconômico dos discentes participantes deste estudo de 04 a 06 salários mínimos, entretanto, as famílias são numerosas e inclui membros de mais idade (bisavô, avós, tios, primos, pais e irmãos) e apenas os pais quando estão casados ou a mãe; b) a escola pode possibilitar a sua transformação e mudança de vida; a expectativa dos discentes, em relação à sua formação escolar e sua profissionalização está relacionada ao futuro para ter independência financeira da família, ter sucesso como pessoa, ter condições financeiras; c) as práticas pedagógicas da escola são em sua maioria tradicionais, incompatíveis com as orientações pedagógicas para discentes integrados em turmas de CDIS. Conclui-se que os professores apresentam dificuldades em seguir as orientações pedagógicas, adotando uma prática pedagógica com atividades tradicionais que longe de alcançar os objetivos dos discentes. Ao longo dos anos, os discentes vêm acumulando fracassos escolares, mas ao mesmo tempo não apontam como culpados nem os atores, famílias, escola e/ou seus professores. Ao contrário, eles assumem a responsabilidade por seu fracasso escolar e pessoal. |