Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17259
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RenataRodriguesDaRocha_tcc.pdf630,17 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPereira, Iêda Maria Vilas Bôas-
dc.contributor.authorRocha, Renata Rodrigues da-
dc.identifier.citationROCHA, Renata Rodrigues da. Letramento literário: do ensino de leitura à literatura. 2015. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO estudo da literatura no sexto ano do ensino fundamental mostra que esta prática só se mantém na escola por força da tradição e da inércia escolar, já que a educação literária do modo como vem sendo realizada em muitas escolas é um produto do século passado. Por esse motivo, há necessidade de uma renovação de perspectiva com relação ao estudo da literatura na escola, bem como das metodologias para isso empregadas. Entretanto estratégias encontradas para o ensino-aprendizagem de literatura mostram que professor e aluno precisam estar em harmonia, integrados com determinação para que leitura de textos literários se torne prazerosa e incitante. Este estudo sobre o ensino da literatura para o sexto ano do ensino fundamental parte de três vertentes de pesquisa: a primeira sob o ponto de vista da lei oficial, ou seja, o que os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do ensino fundamental preconizam para a formação de leitores na escola. Posteriormente, apresenta a segunda vertente teórica que se constituiu em pesquisa bibliográfica, exploratória a fim de conhecer a metodologia utilizada em relação à formação de leitores de textos literários, esclarecendo por meio dos dados bibliográficos as estratégias mais eficazes no ensino de literatura. E a terceira buscou por meio da pesquisa de campo, realizar uma análise sobre a realidade do trabalho com o texto literário no espaço escolar, são apresentados os dados de duas pesquisas realizadas com alunos e professores do sexto ano do Ensino Fundamental, que tem por objetivo saber como concebem e se relacionam com a leitura literária.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTextos literáriospt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - educaçãopt_BR
dc.titleLetramento literário : do ensino de leitura à literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-23T14:24:26Z-
dc.date.available2017-06-23T14:24:26Z-
dc.date.submitted2015-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17259-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The study of literature in the sixth year of primary education shows that this practice remains in the school only by force of tradition and inertia of the school, as the literary education is a product of the last century having no more reason to exist. However strategies found in the teaching and learning of literature show that teachers and students need to be in harmony, integrated with determination to read literary texts, which becomes pleasant and enticing. Literature teaching to the sixth grade of elementary school has three strands of research: the first from the point of view of official law, i.e. the National Curriculum Parameters of Portuguese Languagefor elementary school advocates for the formation of readers in school. The second theoretical aspect refers tobibliographic and exploratory research in order to know the methodology used for the training of readers of literary texts, clarifying through bibliographic data the most effective strategies in teaching literature. The third sought through field research, to conduct an analysis of the reality of working with the literary text at school. There are data from two surveys conducted with students and teachers of the sixth grade of elementary school which aims know how they conceive and relate to literary reading.pt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons