Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17258
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PaulaValeriaRibeiroDeCastro_tcc.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Tecnologias da informação e comunicação como recurso tecnológico para a construção do conhecimento
Autor(es): Castro, Paula Valéria Ribeiro de
Orientador(es): Alves, Eliana Maria Sarreta
Assunto: Letramento
Internet na educação
Tecnologia da informação e comunicação
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 23-Jun-2017
Referência: CASTRO, Paula Valéria Ribeiro de. Tecnologias da informação e comunicação como recurso tecnológico para a construção do conhecimento. 2015. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: As tecnologias de informação e comunicação quando utilizadas como recurso para auxiliar na construção do conhecimento favorece o desenvolvimento pessoal, profissional e também a compreensão da realidade, produzindo assim novos saberes. Implantar laboratórios de informática, capacitar profissionais para utilizá-lo como ferramenta de apoio à educação e mantê-los em funcionamento após a implantação tem sido um desafio para gestores educacionais. Investigar os fatores que limitam ou contribuem como funcionamento do laboratório de informática em uma escola pública da área rural, partindo da visitação a escola, de entrevista através de questionários escritos e conversas informais com gestores e professores, observação e acompanhamento das atividades realizadas no laboratório, analise, tabulação e registro dos resultados foram as realizações durante o desenvolvimento da presente pesquisa. Além de implantar e manter o laboratório em funcionamento, para utilizarmos as novas tecnologias a capacitação dos professores, a inserção dessas tecnologias no projeto político pedagógico da escola para a realização de um trabalho interdisciplinar, são desafios para serem vencidos. A utilização das TICs na realização de práticas pedagógicas interdisciplinares nas nossas escolas não depende da existência de um laboratório de informática com acesso à internet. Familiarizarmos com metodologias e estratégias voltadas para a utilização das tecnologias de informação e comunicação são ações que precisam ser adotadas para que as novas tecnologias possam ser utilizadas como recurso facilitador para a construção do conhecimento. As entrevistas e as respostas obtidas através do questionário escrito mostram que muitos docentes ainda que tenham acesso e utilizem as tecnologias de informação e comunicação para realizarem pesquisas e alguns dos planejamentos pedagógicos, demonstram que tais tecnologias não corroboram no cotidiano em sala de aula. A disponibilidade de acesso a computadores e à internet não tem sido amplamente explorada como recurso para a construção do conhecimento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons