Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17231
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RicardodeAlbuquerqueFerreira.pdf206,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Normas internacionais de contabilidade para microempresas e empresas de pequeno porte
Autor(es): Ferreira, Ricardo de Albuquerque
Orientador(es): Resende, Alex Laquis
Assunto: Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS)
Micro e pequenas empresas
Data de apresentação: 8-Mar-2013
Data de publicação: 21-Jun-2017
Referência: FERREIRA, Ricardo de Albuquerque. Normas internacionais de contabilidade para microempresas e empresas de pequeno porte. 2013. [14] f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A partir de 2008, com a promulgação da Lei 11.638/07, o Brasil passou a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade. Com a convergência das normas brasileiras de contabilidade com as normas internacionais, surgiu a necessidade de uma lei que normatizasse os procedimentos contábeis para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, foi criado então a ITG 1000 que normatiza a escrituração contabil dessas empresas. O objetivo geral desse artigo é verificar quais foram as alterações trazidas pela ITG 1000, e qual a percepção dos profissionais contábeis sobre os beneficios dessas alterações para a contabilidade gerencial. A pesquisa foi realizada por meio de questionário que foi aplicado a profissionais de contabilidade. Esta pesquisa mostra que os entrevistados possuem algum conhecimento da norma, e que não possuem uma posição definida sobre os benefícios causados pelas alterações na norma. Entretanto os profissionais contábeis concordam que é necessária a adoção de procedimentos adequados ao perfil das microempresas e empresas de pequeno porte.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons