Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17216
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AnaLuciaPereiraCunha_tcc.pdf1,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo sobre os processos de aprendizagem musical na Folia de Reis do grupo de Foliões Santa Luzia da comunidade Serra Bonita Buritis-MG
Autor(es): Cunha, Ana Lúcia Pereira da
Orientador(es): Ribeiro, Hugo Leonardo
Assunto: Manifestação cultural - Folias de Reis
Cultura popular
Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 9-Dez-2016
Data de publicação: 20-Jun-2017
Referência: CUNHA, Ana Lúcia Pereira da. Um estudo sobre os processos de aprendizagem musical na Folia de Reis do grupo de Foliões Santa Luzia da comunidade Serra Bonita Buritis-MG. 2016. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de investigar e compreender os processos de aprendizagem musical que ocorrem dentro do contexto de Folia de Reis desta comunidade local na região Serra Bonita de Buritis-MG. A metodologia foi a pesquisa qualitativa etnográfica analisada sob o conceito de “comunidade de prática”. A técnica de coleta de dados foi baseada em entrevista dos participantes e a observação. Os participantes foram dois Foliões participantes do grupo do festejo. Através da pesquisa foi possível conhecer como vivenciam essa tradição e como ocorreu esse processo de aprendizagem e transmissão do conhecimento cultural. Como resultado, identificou-se que há um aprendizado apoiado na prática coletiva na qual os músicos aprendem, principalmente, através da observação e imitação, incentivados através do encorajamento de seus familiares e pares, onde músicos mais experientes e antigos do grupo são incentivados a ensinar, interferindo quando houver necessidade e fazendo cabíveis correções aos que estão aprendendo. Por essa razão consideramos que esse grupo de Folia de Reis pode ser considerado uma “comunidade de prática”, possibilitando uma aprendizagem significativa, pois há uma ligação forte com o interesse do aprendiz e sua cultura local.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2016.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons