Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17215
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KeyllaCristianeBueno_tcc.pdf527,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A abordagem musical numa prática discursiva e interdisciplinar de ensino da língua
Autor(es): Bueno, Keylla Cristiane Pereira Barbosa
Orientador(es): Rocha, Maria do Rosário Cordeiro
Assunto: Música na educação
Língua portuguesa - estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 20-Jun-2017
Referência: BUENO, Keylla Cristiane Pereira Barbosa. A abordagem musical numa prática discursiva e interdisciplinar de ensino da língua. 2015. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta monografia é o resultado de um estudo sobre o uso do gênero textual música no ensino de Língua Portuguesa como norteador de um trabalho interdisciplinar, lúdico e discursivo. Foi desenvolvido a partir da observação e acompanhamento de algumas aulas planejadas com uma professora parceira do Centro de Ensino Fundamental 04 de Planaltina. O principal objetivo deste trabalho é analisar como a música pode promover um ensino lúdico, reflexivo e dialógico nas aulas de Língua Portuguesa, capaz de promover um ensino mais prazeroso e socializante. Para isso foi utilizada a abordagem qualitativa com a coleta de dados por meio da observação participante, de um questionário e da pesquisa-ação, na tentativa de melhor elucidar as questões aqui tratadas. Todo o estudo foi fundamentado em concepções teóricas alicerçadas nos autores: Antunes (2007), Bakhtin (1997), Penna (2010), Marcuschi (2008) e Del’Isolla (2007), dentre outros. Os resultados indicam que a música proporciona uma abordagem prazerosa e significativa, por meio de sequências didáticas que convidam os estudantes à reflexão e criam, por meio de atividades de retextualização, um importante suporte para várias abordagens linguísticas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons