Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17212
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AzeneteNevesAlves_tcc.pdf647,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O lúdico no processo de alfabetização em uma escola pública de Santo Antônio do Descoberto – GO
Autor(es): Alves, Azenete Neves
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Alfabetização
Educação de crianças
Atividades lúdicas
Data de apresentação: 12-Dez-2014
Data de publicação: 20-Jun-2017
Referência: ALVES, Azenete Neves. O lúdico no processo de alfabetização em uma escola pública de Santo Antônio do Descoberto – GO. 2014. 61 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2016.
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar como o lúdico está presente no processo de alfabetização em uma escola pública de Santo Antônio do Descoberto, cidade do Estado de Goiás, levando em consideração as brincadeiras, outras manifestações e experiências trazidas pelos alunos. O foco do presente estudo foi refletir sobre a prática pedagógica dos professores do 1º ao 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental, segunda etapa da educação básica. O trabalho lúdico é importante para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos nos anos iniciais. Por meio de atividades lúdicas, o professor proporciona ao aluno a construção de conhecimento. Portanto, elas podem ser vistas pelos professores como recurso pedagógico. Como objetivos específicos, delimitamos: analisar o Projeto Politico Pedagógico e os documentos norteadores da escola pesquisada, buscando compreender como foi pensada a dimensão lúdica para os alunos em processo de alfabetização; investigar junto aos professores suas concepções sobre ludicidade, jogos e brincadeiras e as contribuições dessas manifestações para o processo de desenvolvimento e aprendizagem de seus alunos; identificar juntos aos professores do estudo suas concepções sobre alfabetização e letramento, bem como as experiências lúdicas trazidas pelos alunos; identificar pontos positivos e dificuldades encontrados pelos professores do estudo para desenvolver atividades lúdicas em suas práticas educativas. Para alcançar os objetivos traçados, optou-se pela metodologia de pesquisa qualitativa e a coleta das informações com a pesquisa de campo por meio de observações e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciados neste estudo foram: as professoras entrevistadas que participaram do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa compreendem a importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento dos alunos e para a reflexão de sua prática pedagógica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons