Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17210
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucimarPinheiroSampaio_tcc.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Textos multimodais no ensino de língua portuguesa : uma análise crítico-reflexiva do livro didático e PNLD
Autor(es): Sampaio, Lucimar Pinheiro da Silva
Orientador(es): Silva, Kleber Aparecido da
Assunto: Livros didáticos
Letramento
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 20-Jun-2017
Referência: SAMPAIO, Lucimar Pinheiro da Silva. Textos multimodais no ensino de língua portuguesa: uma análise crítico-reflexiva do livro didático e PNLD. 2015. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que tem como objetivo analisar como a multimodalidade se apresenta tanto no Programa Nacional do Livro Didático quanto no próprio livro didático de Língua Portuguesa. Considerando a importância da multimodalidade para as práticas de letramento, foi realizada uma pesquisa documental qualitativa, por meio de análise do Programa Nacional do Livro Didático, do Guia Nacional do Livro Didático de Língua Portuguesa (documento do PNLD) e de uma obra didática de Língua Portuguesa do 7º. Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. Além de documental, a pesquisa obteve um cunho etnográfico, tendo em vista as coletas de dados e análises realizadas com profissionais que utilizam o livro didático. Desta forma, é um trabalho que visa aprimorar os estudos sobre multimodalidade no ensino de língua portuguesa, observando se o PNLD reitera essa necessidade na seleção das obras e se livro didático é um recurso eficiente para o desenvolvimento desta prática de ensino.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons