Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17208
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ValquiriaPereiraBezerra_tcc.pdf684,88 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Kleber Aparecido da-
dc.contributor.authorBezerra, Valquíria Pereira da Silva-
dc.identifier.citationBEZERRA, Valquíria Pereira da Silva. Letramentos e tecnologia digital: (re) significação da práxis docente no processo de formação contínua. 2015. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA formação contínua de professores das escolas públicas é imprescindível no meio educacional e faz-se necessário uma formação para a utilização de TDICE em sala de aula para que as mudanças sejam inseridas e atualizadas na prática pedagógica. Com a realização desta pesquisa investiga-se se e em que medida o curso Educando com Tecnologias ofertado pelo NTE de Planaltina ressinifica a práxis docente no efetivo uso das TDICE no cotidiano escolar. A partir da realização do estudo de autores que pesquisaram o Letramento e Práticas Interdisciplinares, segue a realização da pesquisa de campo com professores da rede pública a fim de fundamentar a discussão proposta. Para tanto, utiliza-se como instrumento da coleta de dados à entrevista. Os docentes entrevistados egressos do curso Educando com Tecnologias - Proinfo Integrado relataram que reconhecem a importância da formação contínua e da inclusão digital, tanto na perspectiva de manter o conhecimento atualizado, como na possibilidade de utilizar ferramentas tecnológicas para melhor interação com os alunos e apresentação de conteúdo. Entretanto, conclui-se que a formação modificou muito pouco á práxis docente em sala de aula. As entrevistas e as respostas obtidas por meio do questionário revelam que muitos dos docentes conseguem utilizarem algumas tecnologias digitais, mas não conseguem fazer com seus alunos, pois essas tecnologias não corroboram no cotidiano em sala de aula e à prática se torna pouco significativa devido à disponibilidade de acesso a computadores e internet, e assim, os alunos não utilizam as ferramentas necessárias para aquisição de novos conhecimentos e não estabelecem relações com o aprendizado e o contexto social.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadapt_BR
dc.subject.keywordAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.titleLetramentos e tecnologia digital : (re) significação da práxis docente no processo de formação contínuapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-19T15:18:06Z-
dc.date.available2017-06-19T15:18:06Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17208-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The continuous training of public school teachers is essential in the educational environment and it is necessary training for the use of TDICE in the classroom for the changes to be entered and updated in pedagogical practice. With this research investigates the extent Educating the course with technologies offered by NTE Planaltina resinifica the teaching practice in the effective use of TDICE in everyday school life. From the conduct of the study of authors who have researched the Literacy and Interdisciplinary Practice, following the completion of field research with public school teachers will order to support the proposed discussion. To this end, it uses as an instrument of the interview will data collection. Course graduates interviewed teachers Educating with technologies- Integrated Proinfo reported that recognize the importance of continuing education and digital inclusion, both from the perspective of maintaining the current knowledge as the possibility of using technological tools to better interaction with students and presenting content . However, it is concluded that the formation has changed very little will practice teaching in the classroom. The interviews and the responses obtained through the questionnaire reveal that many teachers can use some digital technologies, but can not do with their students, because these technologies do not support the daily life in the classroom and will practice becomes insignificant due to availability access to computers and internet, and so, students do not use the tools to acquire new knowledge and do not establish relations with learning and social context.pt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons