Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/17206
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucianoRibeiroSoares_tcc.pdf989,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Geogebra : ferramenta facilitadora ao processo de ensino aprendizagem de Geometria
Autor(es): Soares, Luciano Ribeiro da Silva
Orientador(es): Oliveira, Deire Lúcia de
Assunto: Ensino fundamental
Matemática - estudo e ensino
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 19-Jun-2017
Referência: SOARES, Luciano Ribeiro da Silva. Geogebra: ferramenta facilitadora ao processo de ensino aprendizagem de Geometria. 2015. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A Matemática possui grande influência na vida das pessoas, por sua vez a Matemática escolar tem por finalidade ofertar conhecimentos de tal modo que as pessoas sejam capazes de, no seu dia-a-dia, analisar de forma autônoma as mais diversas situações que envolvam o uso da Geometria. Intrínseca à Matemática escolar, a Geometria se apresenta como responsável pelas compreensões relativas às figuras geométricas. Ela, durante séculos, tem se apresentado como secundária ao processo de ensino-aprendizagem em Matemática, o que produziu sua visão fragmentada. Para propor uma mudança relativa ao abandono do ensino de Geometria no Brasil a que se refere Pavanello (1993), bem como um ensino geométrico significativo, foi necessário buscar fundamentação teórica a cerca do tema, bem como as possibilidades advindas das atuais ferramentas tecnológicas que propiciem ao aluno uma aprendizagem significativa, inovando o espaço de construção de conhecimento. A presente pesquisa-ação de cunho qualitativo consistiu em perceber, sentir e observar as potencialidades do software de Matemática Dinâmica GeoGebra no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Geometria no 6º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Pompílio Marques de Souza, com relação à reta e suas posições relativas. Para tanto, a pesquisa contou com 10 (dez) alunos em 4 (quatro) encontros na sala de informática da escola, onde foi proposto que os alunos realizassem uma sequência de atividades utilizando o GeoGebra sob a orientação do pesquisador. Durante a realização das atividades, o pesquisador registrou por escrito as falas, as ações de como se desenvolveu cada um dos contatos, as dificuldades, observações, percepções, as intervenções do pesquisador, as situações pertinentes e as reflexões dos alunos acerca da utilização do software. Como resultado dos apontamentos escritos, análise das falas, ações e observações, a pesquisa evidenciou-se positivamente à compreensão dos conceitos e propriedades acerca das retas e suas posições relativas, corroborando o software como ferramenta didático-pedagógica facilitadora ao processo de aprendizagem de Geometria no 6º ano do Ensino Fundamental.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons