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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRibeiro, Ormezinda Maria-
dc.contributor.authorSouza, Samarah Regia de-
dc.identifier.citationSOUZA, Samarah Regia de. Intertextualidade na redação do ENEM: uma reflexão sobre a competência cinco. 2017. 15 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Licenciatura em Letras - Português, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo se trata do critério avaliativo da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), especialmente a competência cinco, que solicita ao candidato uma proposta de intervenção acerca do problema abordado. O objetivo é compreender a maior dificuldade dos participantes nesse critério – por meio de uma pesquisa de campo –, bem como intervir na forma como se pode conseguir atingir êxito em tal critério avaliativo, com base na dimensão política do ENEM. Serão apresentados e discutidos a história do exame nacional, os critérios e também seus eixos temáticos: educação; meio ambiente; direitos humanos; justiça social; ética social e direitos da criança e do adolescente. Em adição a isso, vale ressaltar a intertextualidade como fator crucial na elaboração da proposta de intervenção inovadora e detalhada.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - redaçãopt_BR
dc.subject.keywordExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subject.keywordRedação acadêmicapt_BR
dc.titleIntertextualidade na redação do ENEM : uma reflexão sobre a competência cincopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-19T14:40:46Z-
dc.date.available2017-06-19T14:40:46Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17204-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This article is about the evaluation criterion of the writing test of the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), especially the fifth competency, which demands the candidate to propose intervention on the approached problem. The objective is to understand the greater difficulty of the participants in this criterion – by means of a field research - and to intervene in the way in which it is possible to be successful in such evaluation criterion, based on the political dimension of the ENEM. The history of the national examination, the criteria and also its thematic axes will be presented and discussed: education; environment; human rights; social justice; social ethics and the rights of children and adolescents. In addition to this, it is worth emphasizing the intertextuality as a crucial factor in the elaboration of the innovative and detailed intervention proposal.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.17204pt_BR
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