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dc.contributor.advisorMendes, Sérgio Nogueira-
dc.contributor.authorLage, Henrique Alvim-
dc.identifier.citationLAGE, Henrique Alvim. “Como” e “quando” tocar: uma abordagem da improvisação em contexto criativo e educacional. 2016. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso surge a partir da identificação de um cenário educacional no âmbito da improvisação musical no qual abordagens criativas encontram-se em detrimento de conhecimentos rígidos e padrões memorizados, características do ensino tradicional. Para fomentar estratégias dinâmicas de internalização e desenvolvimento de ideias musicais, busca-se aqui discorrer sobre a correlação de processos criativos, composicionais e didáticos da arte da improvisação em seu mais amplo entendimento, desprendido das associações linguísticas e de gênero, da teoria escala-acorde e de classificações instrumentais. Além das reflexões apresentadas, o trabalho contempla um método prático de improvisação - fundamentado em estratégias composicionais; que se utiliza de notação musical alternativa na exemplificação dos conceitos e visa estimular criativamente práticas educativas em contextos diversos - como resultado e motivação da pesquisa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordImprovisação (Música)pt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordNotação musicalpt_BR
dc.title“Como” e “quando” tocar : uma abordagem da improvisação em contexto criativo e educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-19T12:12:47Z-
dc.date.available2017-06-19T12:12:47Z-
dc.date.submitted2016-12-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17194-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present graduation final paper arises from the identification of an educational scenery in the music improvisation field in wich memorized patherns and rigid knowledges are favoured over creative approaches, characterizing it as the traditional concept of education. To foment dynamic strategies of internalization and development of musical ideas, this work seeks to discourse about the correlation of creative, compositional and didactical processes of the improvisation art form in it’s most wide understanding, despite genre and linguistic associations, the chord-scale theory and instrumental disposition. Alongside with the presented reflections, the paper contains an improvisation method – based on compositional strategies; that uses alternative musical notation to exemplify the concepts and pretends to stimulate creative educational practices in a variety of contexts – as a result and motivation of the research.pt_BR
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