Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17182
Título: | Letramento em língua inglesa : estratégias de leitura para uma aprendizagem efetiva |
Autor(es): | Garcia, Luciana Aires |
Orientador(es): | Pereira, Ana Dilma de Almeida |
Assunto: | Estratégias de ensino-aprendizagem Leitura Língua inglesa - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 5-Dez-2015 |
Data de publicação: | 14-Jun-2017 |
Referência: | GARCIA, Luciana Aires. Letramento em língua inglesa: estratégias de leitura para uma aprendizagem efetiva. 2015. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Ao estudar sobre estratégias de leitura em língua inglesa na perspectiva dos letramentos busca-se fundamentação teóricas-práticas sobre o perfil do professor hodierno como pesquisador e mediador de leitura. De modo semelhante, diagnosticar as causas dos problemas relacionados à leitura e compreensão textual, postular sobre mudanças pedagógicas necessárias no ensino das estratégias, assim como o valor de políticas públicas atualizadas na formação de sujeitos letrados. A metodologia escolhida é a pesquisa qualitativa colaborativa de cunho etnográfico em que o professor é ao mesmo tempo observador e participante das vivências estudadas. Os dados coletados foram questionários dos professores e alunos de um Centro Interescolar de Línguas do Distrito Federal, de atividades de leitura e compreensão leitoras aplicadas nas aulas e das observações da pesquisadora em relação às aprendizagens dos colaboradores. Aliadas a esses procedimentos, cumpre ressaltar que concepções de ensino-aprendizagem foram modificadas refletindo transformações marcantes na práxis docente. O ensino da leitura como prática social, o uso de recursos como à sequência didática e a avaliação formativa numa perspectiva interativa, dinâmica e transcultural é interessante. A riqueza de abordagens vinculada aos múltiplos letramentos conectados ao contexto familiar, cultural e social dos participantes são elementos úteis na efetivação da aprendizagem de estratégias de leitura concebidas dentro de um compartilhamento interdisciplinar em que o cotidiano escolar é marcado por interações participativas visando a construção coletiva do conhecimento. O trabalho é significativo pela proposta de mudança no perfil de professor na era de avanços tecnológicos; que ministre aulas refletindo e redimensionando o fazer pedagógico no contexto escolar. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons