Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17181
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LessandraDeAlmeidaPereira_tcc.pdf1,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estímulo ao reconhecimento de polígonos
Autor(es): Bezerra, Lessandra de Almeida
Orientador(es): Oliveira, Deire Lúcia de
Assunto: Práticas pedagógicas
Matemática - estudo e ensino
Geometria
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 14-Jun-2017
Referência: BEZERRA, Lessandra de Almeida. Estímulo ao reconhecimento de polígono. 2015. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O referido trabalho surgiu da observação da pesquisadora sobre a defasagem do ensino da geometria em suas práticas pedagógicas. Constitui uma breve investigação com o objetivo de mostrar a relevância do ensino da geometria, mais especificamente o reconhecimento de polígonos como elementos geométricos, percebendo a importância do conteúdo de geometria como essencial para o ensino da matemática, por sua multiplicidade de aplicações em muitas áreas de conhecimento e principalmente na vida cotidiana. A metodologia utilizada no presente trabalho foi a pesquisa-ação, baseado nos preceitos de Tripp (2005), dentro da perspectiva de ser um exercício pedagógico que leva a uma mudança onde ocorre uma melhora da prática educativa, promovendo uma contínua formação de todos os sujeitos da prática. O enfoque teórico foi baseado nos estudos de Pavanello (1989) e Lorenzzato (2005), que evidenciam o abandono do ensino de Geometria no Brasil e demonstram quais as consequências deste abandono para a sociedade e os indivíduos que nela se relacionam, destacando a necessidade de que seja feito um resgate do conteúdo. A pesquisa foi realizada em uma escola pública no DF com alunos de 6º ano divididos em cinco momentos. Foram utilizados questionários, vídeos, exercícios e material concreto para a execução deste trabalho. Com a análise dos dados coletados e as observações feitas durante todos os momentos desta pesquisa, o objetivo foi alcançado quanto ao reconhecimento de polígonos, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento geométrico nos sujeitos desta pesquisa. Percebemos que proporcionar aos estudantes aulas diferenciadas foi fundamental para que o processo de reconhecimento de polígonos fosse possível, pois a aula prática tornou-se uma maneira prazerosa de aprender e ensinar.
Abstract: This paper was written based on an observation of the discrepancy between the teaching of geometry and its pedagogical practices. It is a brief investigation that aims to demonstrate the materiality of geometry, particularly the recognition of polygon as a geometric shape, noticing the relevance of geometry as na essential part of math program, because its variety of applications on several knowledge fields and on real life. The methodology applied was the researchaction, based on the ideas of Tripp (2005), with the perspective of the pedagogical practice as a changing instrument with an improvement of the educational practice, promoting a continuous training for everyone involved. The theoretical approach was based on the ideas of Pavanello (1989) and Lorenzzato (2005), about the neglecting of geometry teaching in Brazil and demonstrating the consequences of that abandonment to the society and their population, highlighting the need of a rescue of this matter. The research of made on a Brasilia’s public school, with 6 graders, and was divided in five moments. We used questionnaires, videos, exercises and concrete material to execute the work. With the data examination and the observations made during all the five moments, the goal has been achieved in the matter of polygon recognition, contributing to the development of geometric thinking. We notice that give differentiated lectures to this students was essential to the process of polygon recognition, since the practical lecture became a pleasant way of learning and teaching.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons