Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17180
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuciaCostaOliveira_tcc.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso da computação em nuvem na gestão pedagógica do CED 04 de Sobradinho – DF
Autor(es): Oliveira, Lúcia Costa
Orientador(es): Silva, Kleber Aparecido da
Coorientador(es): Oliveira, Edgard Costa
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Professores - formação continuada
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 14-Jun-2017
Referência: OLIVEIRA, Lúcia Costa. A O uso da computação em nuvem na gestão pedagógica do CED 04 de Sobradinho – DF. 2015. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A computação em nuvem está hoje presente em diversos segmentos e também na educação. As escolas públicas, em especial, no Distrito Federal não possuem metodologias ou guias de uso dessa tecnologia para suporte aos professores e à gestão de coordenação pedagógica, e este é o caso do Centro Educacional 04 de Sobradinho. Esta pesquisa tem como objetivo geral propor um conjunto de ações de uso de abordagem de inclusão de novas tecnologias em nuvem (cloudcomputing) para suporte à gestão educacional dos professores e de equipes de coordenação pedagógica do Centro Educacional 04 de Sobradinho – DF. Os objetivos específicos alcançados foram: a) inserir uso de tecnologias de compartilhamento de material pedagógico entre coordenação e professores, equipe gestora e, consequentemente, entre professores e alunos, via APPS da Google e computação em nuvem (cloudcomputing); b) apresentar os resultados preliminares da aplicação da prática e analisar aspectos de melhoria das práticas adotadas, por meio de entrevistas com os professores, equipe gestora e coordenação beneficiados pelo projeto; c) propor um conjunto de ações para a melhoria da infraestrutura de comunicação e informação da escola, visando a inclusão digital da comunidade escolar e consequente melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. Com essa pesquisa pretendemos também analisar a situação de conectividade e infraestrutura tecnológica em que se encontra o CED 04 e buscar soluções para aprimorar e ampliar o uso das TICs educacionais por alunos, professores e demais atores da escola. A metodologia adotada foi a de pesquisa exploratória documental, implementação do ambiente Google Apps, pesquisa-ação junto ao corpo docente, equipe gestora e de coordenação pedagógica, pesquisa de opinião, entrevistas e análise de resultados. Alcançamos benefícios como: a ampliação dos espaços de interação e comunicação entre os professores e equipe de coordenação pedagógica e oportunidades de compartilhamento e construção coletiva de projetos interdisciplinares online. Os entrevistados (professores e equipe gestora) relataram ser imprescindível a aquisição de conhecimentos na área das Tecnologias de Informação e Comunicação -TICs, demonstraram interesse na ampliação de seus conhecimentos em tecnologias educacionais e também confirmaram o problema da baixa conectividade e de infraestrutura na escola. Essas constatações nos permitem argumentar sobre as potencialidades e necessidades estruturais e de formação contínua dos professores, em especial com cursos de extensão na área de letramentos e tecnologias educacionais, para aprimorar e ampliar os usos pedagógicos de TICs com práticas inovadoras, mais motivadoras e ricas em multiletramentos. Dentre os principais referenciais que embasaram esse trabalho de pesquisa destacamos as teorias das inovações disruptivas (ou ensino híbrido) de HORN & STAKER, a dos multiletramentos, alfabetização digital e letramentos digitais de ROJO e as teorias sobre o uso da computação em nuvem para fins educacionais de TAURION.
Abstract: Cloud computing is now present in several segments and also in education. Public schools, especially in the Federal District (Brasilia) do not have methodologies or use guides of this technology to support teachers and pedagogical coordination management, and this is the case of the school Centro Educacional 04 Sobradinho. This research has the overall objective to propose a set of actions for use of inclusive approach new technologies in cloudcomputing to support educational management of teachers and coordinating education teams of the school Centro Educacional Sobradinho - DF. The specific objectives achieved were: a) inserting use of educational materials sharing technologies between coordination and teachers, management team and, consequently, between teachers and students, via Google Apps and cloud computing ; b) present the preliminary results of the practical application and analyze improvement aspects of the practices adopted, through interviews with teachers, management team and coordination benefited from the project; c) propose a set of actions to improve the communication infrastructure and school information aimed at digital inclusion of the school community and the consequent improvement of teaching-learning processes. With this research we also intend to analyze the situation of connectivity and technology infrastructure that is CED 04 and find solutions to improve and expand the use of educational ICT´s by students, teachers and other school actors. The methodology was the documentary exploratory research, implementation of the Google Apps environment, action research by the faculty management team and coordinating education, survey, interviews and analysis of results. We achieve benefits such as: the expansion of the spaces of interaction and communication between teachers and coordinating education team and sharing opportunities and collective construction of online interdisciplinary projects. Respondents (teachers and management team) reported being essential to acquire knowledge in the area of Information and Communication Technologies - ICTs, they expressed interest in expanding their knowledge of educational technologies and also confirmed the problem of low connectivity and infrastructure at school. These findings allow us to argue about the potential and structural needs and further training of teachers, especially with extension courses in literacies area and educational technologies to improve and expand the educational uses of ICT´s with innovative practices, more motivating and rich in multiliteracies. Among the main references that supported this research work we emphasize the theories of disruptive innovation (or hybrid education) of Horn & Staker, the multiliteracies and digital literacies by Rojo and the theories about the use of cloud computing for educational purposes, by Taurion
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons