Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17171
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RosangelaDeAquinoDoCarmo_tcc.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os níveis de compreensão leitora na prática docente : alunos dos 9º anos do ensino fundamental
Autor(es): Carmo, Rosângela de Aquino Chaves do
Orientador(es): Corgosinho, Isabel Cristina
Assunto: Leitura
Compreensão na leitura
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 13-Jun-2017
Referência: CARMO, Rosângela de Aquino Chaves do. Os níveis de compreensão leitora na prática docente: alunos dos 9º anos do ensino fundamental. 2015. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O trabalho de conclusão de curso sobre os níveis de leitura na prática docente: alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental Anos Finais, averigua como e se os professores dos alunos em questão ensinam a leitura significativa e quais as estratégias de ensino são utilizadas para desenvolver a compreensão leitora em sala de aula, bem como investigar quais os tipos e gêneros textuais são usados pelos professores para trabalhar a leitura na escola. Para tanto o paradigma da pesquisa é de cunho quantitativo e qualitativo, os instrumentos para a coleta de dados foram simulados da prova Brasil e questionários aplicados ao alunos e professores das turmas A, B, C e D dos 9º anos do ensino fundamental. A pesquisa de campo foi realizada em uma Escola pública do Recanto das Emas – DF, no ambiente de sala de aula, contou com a colaboração dos cento e cinquenta e cinco alunos e de cinco professores das turmas em questão. A análise das informações nos mostram que os alunos das turmas envolvidas na pesquisa encontram-se em um baixo nível de compressão leitora e necessitam de uma intervenção pedagógica eficiente para elevação satisfatória dos níveis de proficiência leitora desses docentes. Procurou-se mostrar por meio dessa pesquisa a importância de se mediar a leitura por meio de estratégias de leitura como uma nova perspectiva de ensino, utilizada em diversos aspectos, como a ativação dos conhecimentos prévios dos alunos, que os levem a fazer inferências, entre outras habilidades, ou seja que os tornem leitores proficientes capazes de realizar as leituras exigidas nas demandas sociais as quais eles são expostos em seus cotidianos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons