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https://bdm.unb.br/handle/10483/17171
Título: | Os níveis de compreensão leitora na prática docente : alunos dos 9º anos do ensino fundamental |
Autor(es): | Carmo, Rosângela de Aquino Chaves do |
Orientador(es): | Corgosinho, Isabel Cristina |
Assunto: | Leitura Compreensão na leitura |
Data de apresentação: | Dez-2015 |
Data de publicação: | 13-Jun-2017 |
Referência: | CARMO, Rosângela de Aquino Chaves do. Os níveis de compreensão leitora na prática docente: alunos dos 9º anos do ensino fundamental. 2015. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O trabalho de conclusão de curso sobre os níveis de leitura na prática docente: alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental Anos Finais, averigua como e se os professores dos alunos em questão ensinam a leitura significativa e quais as estratégias de ensino são utilizadas para desenvolver a compreensão leitora em sala de aula, bem como investigar quais os tipos e gêneros textuais são usados pelos professores para trabalhar a leitura na escola. Para tanto o paradigma da pesquisa é de cunho quantitativo e qualitativo, os instrumentos para a coleta de dados foram simulados da prova Brasil e questionários aplicados ao alunos e professores das turmas A, B, C e D dos 9º anos do ensino fundamental. A pesquisa de campo foi realizada em uma Escola pública do Recanto das Emas – DF, no ambiente de sala de aula, contou com a colaboração dos cento e cinquenta e cinco alunos e de cinco professores das turmas em questão. A análise das informações nos mostram que os alunos das turmas envolvidas na pesquisa encontram-se em um baixo nível de compressão leitora e necessitam de uma intervenção pedagógica eficiente para elevação satisfatória dos níveis de proficiência leitora desses docentes. Procurou-se mostrar por meio dessa pesquisa a importância de se mediar a leitura por meio de estratégias de leitura como uma nova perspectiva de ensino, utilizada em diversos aspectos, como a ativação dos conhecimentos prévios dos alunos, que os levem a fazer inferências, entre outras habilidades, ou seja que os tornem leitores proficientes capazes de realizar as leituras exigidas nas demandas sociais as quais eles são expostos em seus cotidianos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
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