Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17163
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_InaldaHenriquePereira_tcc.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização dos blogs como ferramenta de construção do conhecimento : perspectivas e problemas
Autor(es): Pereira, Inalda Henrique
Orientador(es): Silva, Kleber Aparecido da
Assunto: Redes sociais on-line
Língua portuguesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 12-Jun-2017
Referência: PEREIRA, Inalda Henrique. A utilização dos blogs como ferramenta de construção do conhecimento: perspectivas e problemas. 2015. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a pertinência do blog para a promoção de aprendizagens significativas e desenvolvimento dos alunos de educação básica, bem como discutir a importância das ferramentas digitais, em especial o blog, no processo de ensino-aprendizagem e avaliar sua utilização como ferramenta de auxílio no processo de ensino da língua portuguesa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica a fim de obter dados que pudessem subsidiar a reflexão, tais como livros, revistas e matérias disponíveis em meio eletrônico. Realizou-se também pesquisa quantitativa envolvendo docentes e estudantes da educação básica da rede pública e particular do Distrito Federal por meio de questionário com perguntas objetivas e mistas. Os resultados evidenciam que a utilização de blogs como suporte ao ensino de língua portuguesa já vem ocorrendo de acordo com os critérios vistos na revisão da literatura (MARCUSCHI, 2004; 2006; BAHKTIN, 2003; KOCH, 2006; VYGOTSKY, 1988; FREIRE, 1996, entre outros), sendo reconhecido como ferramenta de grande utilidade por professores e educandos.
Abstract: This paper aims to investigate the relevance of the blog to promote meaningful learning and development of basic education students, as well as discuss the importance of digital tools, especially blog, the teaching-learning process and evaluate its use as a tool aid in the Portuguese language teaching process. To this end, there was a qualitative and literature in order to get data that could subsidize the reflection, such as books, magazines and materials available electronically. It also conducted quantitative research involving teachers and students of basic education of private and public network of the Federal District through a questionnaire with objective and mixed questions. The results show that the use of blogs as a support to the Portuguese language teaching has been going according to the visa criteria in the literature review (MARCUSCHI, 2004; 2006; BAHKTIN, 2003; KOCH, 2006; VYGOTSKY, 1988; FREIRE, 1996 among others), being recognized as valuable by teachers and learners tool.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons