Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17162
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AndreLima_RenatoCarlosPinto_tcc.pdf2,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo experimental de aprendizado de máquina para desenvolvimento de um classificador de texto de incidentes de grandes eventos
Autor(es): Lima, André Accioly
Pinto, Renato Carlos
Orientador(es): Ralha, Célia Ghedini
Assunto: Inteligência artificial
Processamento de textos (Computação)
Data de apresentação: 29-Nov-2016
Data de publicação: 12-Jun-2017
Referência: LIMA, André Accioly; PINTO, Renato Carlos. Estudo experimental de aprendizado de máquina para desenvolvimento de um classificador de texto de incidentes de grandes eventos. 2016. xii, 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Em sistemas de apoio ao gerenciamento de incidentes, em especial de grandes eventos, é importante que o operador do sistema tenha à sua disposição o máximo possível de informações que o auxiliem no processo de tomada de decisão. Nesse contexto, este trabalho utiliza métodos de aprendizado de máquina para desenvolver um classificador , automático de texto de incidentes a partir de incidentes reais da Copa das Confederações, evento realizado no Brasil em 2013, com o objetivo de auxiliar a tomada de decisão dos operadores que utilizam o sistema Pacificador do Exército Brasileiro. Foram estudados alguns métodos de aprendizado de máquina, juntamente com suas configurações, com a finalidade de criar um modelo de classificação. O Naive Bayes, a Máquina de Vetor de Suporte (SVM) e a Árvore de Decisão foram aplicados. Esse modelo é então disponibilizado por meio de uma interface Java, que reúne também informações estatísticas sobre cada categoria de incidentes.
Abstract: Considering incident management systems, in particular major events incidents, it is important that the system operator has at his disposal the maximum possible information to assist the decision process. In this context, this project applies machine learning methods to develop an automatic incident text classifier. The text set used is from the last Confederations Cup incidents, event held in Brazil in 2013, in order to assist the operator of the Brazilian Army’s Pacificador system. Some machine learning methods, together with their settings, were investigated in order to create a classifier model. The Naive Bayes, the Support Vector Machine (SVM) and the Decision Tree were applied. This model is available through a Java interface, which also includes statistical information on each category of incidents.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2016
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons