Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1716
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DanieleAraujodaSilva.pdf191,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da (re) construção da autoestima para a alfabetização de alunos com defasagem idade-série
Autor(es): Silva, Daniele Araújo da
Orientador(es): Martins, Linair Moura Barros
Assunto: Autoestima - estudantes
Alfabetização
Inclusão social
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 13-Jun-2011
Referência: SILVA, Daniele Araújo da. A importância da (re) construção da autoestima para a alfabetização de alunos com defasagem idade-série. 2011. 51 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)-Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A autoestima influencia diretamente o processo ensino-aprendizagem. Ao relacionar-se com sociedade em que vive o homem constrói sua autoestima, suas crenças e colabora com o desenvolvimento de seus pares. A alfabetização contribui para o desenvolvimento ao proporcionar a inclusão social do aluno. Este trabalho propôs verificar a importância da (re)construção da autoestima na alfabetização de alunos defasados idade-série e com históricos de repetência. Inicialmente foram definidos conceitualmente autoestima e alfabetização para fundamentar a pesquisa qualitativa, que aconteceu por meio de observação participativa e entrevistas com os alunos e com a professora de uma turma do Programa Se Liga DF que funciona numa escola pública do Distrito Federal. Com a análise dos resultados obtidos no trabalho de campo verificou-se que a (re) construção da autoestima do aluno é de fundamental importância para a sua alfabetização e por conseqüência para a sua inclusão no ambiente escolar e na sociedade, vencendo diversas barreiras que eram impostas pela nãoalfabetização.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.1716
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons