Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17154
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LucasMatheusAndrade_tcc.pdf2,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de projetos tipo de contenção para encostas residuais de solo e rocha do Rio de Janeiro
Autor(es): Andrade, Lucas Matheus Bem de
Orientador(es): Cunha, Renato Pinto da
Assunto: Solos
Taludes (Mecânica do solo)
Data de apresentação: 19-Ago-2016
Data de publicação: 12-Jun-2017
Referência: ANDRADE, Lucas Matheus Bem de. Avaliação de projetos tipo de contenção para encostas residuais de solo e rocha do Rio de Janeiro. 2016. x, 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente projeto tem como objetivo a digitalização, catalogação e análise de uma série de 184 projetos de autoria e/ou revisão do Eng. Aldo da Cunha Rosa e que versam sobre estabilidade de taludes de solo ou rochosas, em especial os encontrados na cidade do Rio de Janeiro. O acervo é composto por projetos datados entre os anos de 1975 e 2006 e compreende projetos de estabilidade em solo e rocha, estudos geológico-geotécnicos, projetos de drenagem e de contenção de lascas, além de projetos de muros de impacto. Dentre estes projetos encontram-se aproximadamente 300 estruturas de contenção. Com base nas informações retiradas destes projetos, será feita uma análise estatística a fim de se obter parâmetros médios que sirvam como referência na elaboração de projetos futuros. Ainda neste trabalho, serão abordados também os modelos matemáticos que simulam o comportamento destes, e os métodos construtivos utilizados em sua estabilização.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons