Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17152
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ElbiaPiresDeAlmeida_tcc.pdf2,95 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Surdos : diagnósticos do português-por-escrito dos alunos do 7º ano vs. práticas pedagógicas bilíngues
Autor(es): Almeida, Élbia Pires de
Orientador(es): Silva, Edineide dos Santos
Assunto: Pessoas com deficiência - educação
Surdos - aquisição da segunda língua
Aquisição da segunda língua
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 12-Jun-2017
Referência: ALMEIDA, Élbia Pires de. Surdos: diagnósticos do português-por-escrito dos alunos do 7º ano vs. práticas pedagógicas bilíngues. 2015. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de levantar, diagnosticar e sistematizar as produções em Língua Portuguesa escrita como segunda língua (L2) dos educandos surdos observando as inadequações linguísticas apresentadas, com o intuito de compreender o processo de aquisição da L2 pelos educandos. O trabalho encontra-se embasado em ampla pesquisa bibliográfica, que respalda nossa pesquisa etnográfica feita através de questionários e a coleta de dados, que se deu por meio de aplicação de sequência didática. Pretende-se apontar caminhos a serem adotados por educadores a fim de garantir aos educandos a proficiência de leitura e escrita necessária para o pleno convívio social e total exercício da cidadania. Para tal, observamos o grau de proficiência dos educandos em sua língua materna, no caso de nossa pesquisa a Libras, e seu impacto na aquisição da L2, averiguando o tratamento adotado pelos educadores na abordagem da L2.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons