Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17150
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RenataDiasFernandes_tcc.pdf1,78 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPereira, Iêda Maria Vilas Bôas-
dc.contributor.authorFernandes, Renata Dias-
dc.identifier.citationFERNANDES, Renata Dias. Aluno desinteressado pela leitura ou aula de leitura desinteressante?: trabalhando com letramento literário em sala de aula. 2015. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é uma pesquisa sobre a importância do letramento literário no ensino fundamental dos anos finais. Tem como objetivo geral analisar o desinteresse pelos textos literários nas aulas de leituras. Por amostragem, selecionamos os alunos nos anos finais do ensino fundamental, na disciplina de Língua Portuguesa, proporcionando metodologias de letramento literário aos alunos de 6º ano do Centro Educacional 01 da Estrutural. Como objetivos específicos, o trabalho procura identificar o perfil da comunidade escolar referente ao hábito da leitura; constatar a prática pedagógica atual em sala de aula referente às aulas de leitura, na disciplina de Língua Portuguesa; exemplificar metodologias referentes às aulas de leitura ministradas de língua portuguesa; diferenciar leitura cotidiana da leitura da literatura; trabalhar em sala de aula com metodologias do letramento literário e potencializar a linguagem que o letramento literário proporciona, de modo a expandir conhecimentos, reflexões críticas e o prazer pela leitura. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizado um projeto de leitura com a leitura do livro literário “O menino do pijama listrado” de John Boyne para os alunos do 6º ano. O resultado comprovou que o professor pode proporcionar o letramento literário aos alunos do ensino fundamental nas séries finais promovendo o despertar do interesse da leitura pela maioria dos alunos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensino - língua portuguesapt_BR
dc.subject.keywordLiteraturapt_BR
dc.subject.keywordInteresses na leiturapt_BR
dc.titleAluno desinteressado pela leitura ou aula de leitura desinteressante? : trabalhando com letramento literário em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-12T12:07:19Z-
dc.date.available2017-06-12T12:07:19Z-
dc.date.submitted2015-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17150-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons