Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/17146
Título: O estudo da língua estrangeira na promoção pessoal, cultural e acadêmica dos estudantes da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Autor(es): Brito, Tatiane de Cássia Farias
Orientador(es): Corgosinho, Isabel Cristina
Assunto: Língua estrangeira - estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Letramento
Data de apresentação: Nov-2015
Referência: BRITO, Tatiane de Cássia Farias. O estudo da língua estrangeira na promoção pessoal, cultural e acadêmica dos estudantes da educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 2015. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho visa apresentar a importância do estudo de uma língua estrangeira para o conhecimento de diferentes culturas e sua ampla relação com o mundo acadêmico e o mercado de trabalho, assim como, incentivar o estudo de idiomas estrangeiros como aprendizado pessoal, cultural, acadêmico e profissional. Tendo em vista a globalização, o aprendiz, muitas vezes, já possui algum tipo de letramento que deve ser aproveitado no ensino de idiomas. A pesquisa foi realizada com alunos e professores do Centro Interescolar de Línguas 01 de Brasília. Situa-se no campo da pesquisa qualitativa e os procedimentos utilizados na coleta dos dados foram a aplicação de questionários a professores e alunos de línguas estrangeiras e a observação do pesquisador. Os resultados revelaram que os aprendizes de idiomas estrangeiros estão preocupados principalmente com o mercado de trabalho e os professores apontam que o ensino regular de línguas estrangeiras nas escolas, tanto públicas como particulares, está voltado para o vestibular, não promovendo, deste modo, a interdisciplinaridade dos conteúdos e a aprendizagem significativa de um idioma estrangeiro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TatianeDeCassiaBrito_tcc.pdf746.94 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons