Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/17144
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DeboraAlvesDasNeves_tcc.pdf2,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Letramento cartográfico : legenda vs. proficiência leitora no gênero textual mapas
Autor(es): Neves, Débora Alves das
Orientador(es): Silva, Edineide dos Santos
Assunto: Cartografia
Mapas
Geografia - estudo e ensino
Data de apresentação: 5-Dez-2015
Data de publicação: 9-Jun-2017
Referência: NEVES, Débora Alves das. Letramento cartográfico: legenda vs. proficiência leitora no gênero textual mapas. 2015. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho buscou pesquisar a relação quanto à demanda de alunos para o Serviço de Orientação Educacional na escola de ensino fundamental no 6º ano do ensino fundamental (séries finais), diante das dificuldades de aprendizagem com ocorrências recorrentes em dificuldade leitora, interpretação de códigos presente também na disciplina de Geografia, na categoria da cartografia. Quanto à metodologia realizei a pesquisa bibliográfica para diagnosticar e para atingir a proficiência desses alunos com a elaboração, aplicação de sequência didática. Dessa forma, colaborar no letramento e alcançar a proficiência de mapas quanto à categoria legenda. Percebi uma necessidade de nos organizarmos e a importância de desenvolver trabalho em parceria dentre a equipe pedagógica para recomendação de estratégias pedagógicas possíveis nestes casos para os letramentos. Portanto, na proficiência dos alunos a desenvolver as habilidades necessárias na interpretação e leitura dos mapas, as propostas de projetos contemplados pela interdisciplinaridade que contribui para enriquecer e obter elementos para alcançar os objetivos considerados na perspectiva do PCN em Geografia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons