Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17140
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CarinHelenaFerreira_tcc.pdf1,58 MBAdobe PDFver/abrir
Título: História a céu aberto : o estudo da história para além da sala de aula
Autor(es): Ferreira, Carin Helena
Orientador(es): Calisto, Cristiano de Souza
Assunto: Identidade
Memória
História - estudo e ensino
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 9-Jun-2017
Referência: FERREIRA, Carin Helena. História a céu aberto: o estudo da história para além da sala de aula. 2015. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Histórias são memórias e como tais encontram-se no cotidiano e no contexto de todas as pessoas, perpassam gerações e mantém-se sempre em seu imaginário uma vez que encontram-se expostas nos livros, nas narrativas orais, nos monumentos. Enquanto raiz da história, a memória é fundamental para a formação da identidade de um povo e são construídas a partir das interações entre os homens. O entrelaçamento das memórias individuais e coletivas dão significado à vida. As comemorações e ritos traduzem a importância de presentificar o que já foi vivido, observando assim a manutenção dos costumes e tradições. Para que não se percam as memórias é que se fazem necessários os registros escritos, orais ou em edificações. O novo ensino da História evidencia a leitura de diferentes linguagens no intuito de promover maior inserção do cidadão em seu contexto social e cultural, prática que fomenta a utilização do letramento no cotidiano escolar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons