Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17126
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VirginiaCamposBezerra_tcc.pdf780,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Letramento digital e a prática escolar : um levantamento de práticas de professores e alunos de uma escola pública do Distrito Federal
Autor(es): Bezerra, Virgínia Campos Bomfim
Orientador(es): Corgosinho, Isabel Cristina
Assunto: Letramento
Tecnologia na educação
Internet na educação
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 8-Jun-2017
Referência: BEZERRA, Virgínia Campos Bomfim. Letramento digital e a prática escolar: um levantamento de práticas de professores e alunos de uma escola pública do Distrito Federal. 2015. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A internet mudou a maneira como o mundo se relaciona. O surgimento das mídias sociais interligou as pessoas dos mais distantes lugares. Sobretudo os jovens, nativos digitais, possuem um grande domínio dessa tecnologia. Entretanto, por ser um fenômeno relativamente novo, ainda tem seus recursos subaproveitados pelas instituições educacionais, a escola não tem conseguido aproveitar o potencial presente nas redes e, quase sempre, desconhece as maneiras de lidar com elas. Acredito que um estudo mais aprofundado sobre o uso dessas novas mídias na escola nos permitirá descobrir caminhos para utilizá-las de maneira mais proveitosa de forma a desenvolver uma competência leitora nos alunos por meio dos letramentos digitais. Para esse estudo, realizei uma pesquisa mista, tanto quantitativa quanto qualitativa. A pesquisa de campo aconteceu no Centro de Ensino Fundamental de Taguatinga, com 53 alunos do 9º ano e 21 professores do turno matutino e vespertino, que responderam a questionários. Os dados foram coletados e analisados em busca de conhecer o uso que os discentes e os docentes fazem dessas novas mídias. Foi possível, assim, perceber que a internet está presente na vida de todos, mais ou menos, mas nem sempre voltada para o processo de ensino aprendizagem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons