Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17121
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VivianFerreiraGoncalves_tcc.pdf422,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Interdisciplinaridade : tema antigo ainda com muitos desafios
Autor(es): Gonçalves, Vivian Ferreira
Orientador(es): Rocha, Harrison da
Assunto: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educação
Letramento
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 8-Jun-2017
Referência: GONÇALVES, Vivian Ferreira. Interdisciplinaridade: tema antigo ainda com muitos desafios. 2015. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A interdisciplinaridade é um tema antigo, mas recentemente passou a fazer parte das discussões pedagógicas como possibilidade de ser inserida nas salas de aula. Contudo, apresenta-se ainda como um grande desafio. Os professores resistem às propostas de trabalho interdisciplinar que favoreçam os multiletramentos e contribuam para uma educação de qualidade. É objetivo desta pesquisa nortear ações pedagógicas que promovam a formação multiletrada do aluno na perspectiva interdisciplinar. Os objetivos específicos incluem evidenciar a prática educativa tradicional fragmentada, sem consonância com a visão interdisciplinar; compreender os desafios educacionais atuais, no que se refere à interdisciplinaridade e aos multiletramentos; e ampliar discussões sobre ações pedagógicas no século XXI com base na proposta interdisciplinar. A pesquisa justifica-se pela necessidade de romper com o ensino tradicional, à medida que se consideram novas possibilidades de ensino. A base teórica é constituída principalmente por Fazenda (1994; 2002); Kleiman (1995) e Soares (2010). A metodologia empregada é o método qualitativo, visto que a pesquisa em ciências sociais é indicadaquando se pretende interferir no processo observado. Compõem os instrumentos metodológicos a análise de documentos da escola, as notas de campo feitas na observação de aulas e a proposição de uma atividade sob a perspectiva interdisciplinar, além da aplicação de um questionário aos alunos. Conclui-se que a interação dos professores no desenvolvimento de aulas interdisciplinares que abordem temas atuais motiva os alunos a refletirem sobre a sua realidade, em que a troca de experiências colabora com a construção do conhecimento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons