Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17114
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_WebersonCamposFerreira_tcc.pdf2,24 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Cleiton Rodrigues dos-
dc.contributor.authorFerreira, Weberson Campos-
dc.identifier.citationFERREIRA, Weberson Campos. Um estudo sobre o papel do erro na perspectiva da construção do letramento matemático. 2015. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Curso de Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho apresenta um estudo sobre a utilização da análise do erro como forma de superar as dificuldades de aprendizagem na construção e aplicação da linguagem algébrica dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para isso, foram realizadas e registradas observações de campo num diário de bordo e aplicação de questionários e testes com os alunos. Participaram dessa pesquisa alunos de cinco turmas de 9º ano do Centro de Ensino Fundamental 02 de Brazlândia, uma escola da rede pública do Distrito Federal, bem como o professor regente. O nível de dificuldade das situações-problema foi classificado de acordo com a Taxonomia de Bloom. A pesquisa tem caráter qualitativo objetivando mostrar que, a análise do erro sob o ponto de vista construtivista, adotado pelo Currículo Em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/SEE-DF, pode ser uma estratégia para promover o letramento matemático do aluno. Pretende-se também, levar o professor a repensar suas práticas pedagógicas, sobretudo com relação à ideia de que, para aprender é preciso errar e que esse erro pode ser o ponto de partida para a construção do conhecimento. Com essa proposta, pretende-se contribuir para o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico desse estudante.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - dificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordÁlgebrapt_BR
dc.titleUm estudo sobre o papel do erro na perspectiva da construção do letramento matemáticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-07T12:06:32Z-
dc.date.available2017-06-07T12:06:32Z-
dc.date.submitted2015-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17114-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The paper presents a study on the use of error analysis as a way to overcome learning difficulties in the construction and application of algebraic language of students in 9th grade of elementary school. For this, observations were made and recorded in a logbook as well questionnaires and tests with the students. Participated in this study students from five classes of 9th grade of elementary school center 02 Brazlândia a public school in the Federal District, and the classroom teacher. The level of difficulty of the problem situations were classified according to Bloom's Taxonomy. The research is qualitative aiming to show that the analysis of the error from the point of view of formative assessment adopted by the Curriculum Moving the State Department of Education of the Federal District SEE-DF may be a strategy to promote mathematical literacy for the student. It is also intended, lead teachers to rethink their teaching practices, especially with respect to the idea that we need to make mistakes in order to learn, this error may be the starting point for the construction of knowledge. With this proposal, we intend to contribute to the development of autonomy and critical thinking that student.pt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons