Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17113
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlineGentilCavalcante_tcc.pdf2,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de material de leitura para biblioteca itinerante : contribuição dos alunos 8º ano do CEF 34 – Ceilândia/DF
Autor(es): Cavalcante, Aline Gentil
Orientador(es): Silva, Edineide dos Santos
Assunto: Leitura
Interesses na leitura
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 7-Jun-2017
Referência: CAVALCANTE, Aline Gentil. Proposta de material de leitura para biblioteca itinerante: contribuição dos alunos 8º ano do CEF 34 – Ceilândia/DF. 2015. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos anos finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa demostrou que a valorização da leitura e produções textuais realizadas pelos alunos através dos gêneros textuais: poesia, memórias e paródias trouxeram ao educando o gosto pela leitura e produção escrita, o que melhora o desempenho não apenas em Língua Portuguesa, mas nas demais disciplinas. Este estudo também mostrou que a utilização de textos multimodais e sua interface com os gêneros textuais existentes contribuem para o enriquecimento vocabular e capacidade de compreensão e produção textual. Sendo relevante a conscientização de que este trabalho deve ser interdisciplinar e adequado à realidade da comunidade escolar. A metodologia aplicada foi a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre: gêneros, tipos textuais e domínios discursivos, multiletramentos e multimodalidades. Também foi realizado em sala de aula o Projeto Interdisciplinar – Os gêneros poema, paródia e memorial e sua interface temática e funcional com outros gêneros multimodais. Esse projeto foi aplicado nas sequências didáticas I, II e III, tendo como finalidade a criação do livro – Leiturinhas: contribuição dos alunos do 8º ano do Centro de Ensino Fundamental 34 – Ceilândia/DF que servirá de acervo para a biblioteca itinerante.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons