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Título: O ensino formal de português brasileiro como língua materna : reflexões sobre os conceitos de Stephen Krashen
Autor(es): Azevedo, Luhra Fields Regis de
Orientador(es): Rocha, Milena Fernandes da
Assunto: Língua materna
Língua portuguesa
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 5-Jun-2017
Referência: AZEVEDO, Luhra Fields Regis de. O ensino formal de português brasileiro como língua materna: reflexões sobre os conceitos de Stephen Krashen. 2017. 27 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho retoma discussões estabelecidas ao longo do curso de licenciatura em Letras – Português da Universidade de Brasília (UnB). Consiste em uma abordagem sobre o ensino formal de português brasileiro como língua materna e uma possível veiculação aos conceitos da hipótese do monitor de Stephen Krashen, relacionando-os à escolha dos livros didáticos definidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), voltado para os anos finais do Ensino Fundamental, a fim de esclarecer o que se espera de um professor dentro da sala de aula em contraste com as necessidades reais do aluno que faz parte deste tipo de ensino formal.
Abstract: The present work resumes the discussions brought up throughtout the course of Letras (Languages and Linguistics)–Portuguese of the University of Brasilia. It consists of an approach of the formal teaching of brazilian Portuguese as a mother toungue and the possibility of relating it to Stephan Krashens’ monitor Hypothesis, regarding the books choices made by the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), aimed at the senior years of Middle School, in order to clarify what is expected from a teacher inside the classroom, contrasting it to the real demands of the student who partakes in such a formal teaching environment.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Licenciatura em Letras - Português, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.17104
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