Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17086
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FredericoFernandesPinto_tcc.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Interfaces de controle de cadeiras de rodas motorizadas para pessoas com tetraplegia
Autor(es): Pinto, Frederico Fernandes
Orientador(es): Vidal Filho, Walter de Britto
Assunto: Controle automático
Cadeiras de rodas
Controladores (Engenharia mecatrônica)
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 31-Mai-2017
Referência: PINTO, Frederico Fernandes. Interfaces de controle de cadeiras de rodas motorizadas para pessoas com tetraplegia. 2016. x, 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de controle de cadeira de rodas de baixo custo, a implementação de dois modelos de interface de controle destinadas a pessoas com tetraplegia e uma análise qualitativa de comparação entre as interfaces desenvolvidas. Um dos modelos utiliza-se de sensores de pressão para acionamento dos motores por meio sopro e sucção, enquanto o outro modelo utiliza um joystick adaptado ao queixo para a execução dos comandos. Ambos foram desenvolvidos com foco no baixo custo, buscando atender às necessidades das pessoas com deficiência de baixa renda.
Abstract: This work presents the development of a low-cost wheelchair control system, the implementation of two control interface models for people with quadriplegia and a qualitative comparison of the interfaces developed. One of the models uses pressure sensors to drive the motors through sip-and-puff, while the other model uses a joystick adapted to the chin for the execution of the commands. Both were developed with a focus on low cost, seeking to meet the needs of people with low income.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons