Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17085
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MatheusAssisDosSantos_tcc.pdf2,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Viabilidade de sistemas de aproveitamento de águas pluviais : estudo de caso em casas do bairro Jardins Mangueiral/DF
Autor(es): Santos, Matheus Assis Rocha dos
Orientador(es): Gurjão, Claudia Marcia Coutinho
Assunto: Água - abastecimento
Águas pluviais
Sustentabilidade
Data de apresentação: 27-Jul-2016
Data de publicação: 31-Mai-2017
Referência: SANTOS, Matheus Assis Rocha dos. Viabilidade de sistemas de aproveitamento de águas pluviais: estudo de caso em casas do bairro Jardins Mangueiral/DF. 2016. viii, 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O aproveitamento de água da chuva é usado há muito tempo em váris países como forma alternativa de captação e consumo da água. Os crescentes problemas relacionados a escassez de recursos hídricos fazem com que, cada vez mais, a sociedade procure tecnologias e soluções de conservação e reuso desse bem natural tão importante. Consciente dessa demanda, o presente trabalho tem o objetivo de agregar conhecimento relacionado ao tema, difundir a ideia de sustentabilidade na construção civil e, mais especificamente, apresentar uma análise de viabilidade para um sistema de aproveitamento de águas pluviais (SAAP). O trabalho inicia fazendo um balanço das condições atuais de disponibilidade hídrica e os problemas relacionados a escassez da água enfrentados no mundo, no Brasil e no Distrito Federal. Além disso, foi feita uma pesquisa acerca da história e evolução do aproveitamento de águas no mundo e do seu funcionamento como sistema. Observou-se que tecnologias e componentes mais modernos têm deixado os SAAP cada vez mais eficientes e viáveis técnica e economicamente. Foi desenvolvido um estudo de caso, que trata da possível implementação de um sistema de aproveitamento de águas pluviais em casas do Jardins Mangueiral, bairro que faz parte de programa habitacional governamental voltado para população do Distrito Federal. No estudo de caso, foi feito um pré-dimensionamento e orçamento do sistema para módulos de casas de 3 quartos de uma das quadras do bairro. Apesar das dificuldades encontradas devido ao regime de chuvas inconsistente e das pequenas áreas de telhado, chegou-se a resultados interessantes no que tange às economias de água e ao custo total do sistema, com economias de água que chegaram a 41.000 litros e redução de R$ 562,74 nas contas de água por ano. O tempo de retorno do investimento foi estimado em 7,3 anos, já considerados os custos de manutenção e operação do sistema. Além dos benefícios financeiros, também são discutidos no trabalho os benefícios diretos e indiretos que a implementação do sistema traria para a população residente do bairro.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons