Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17063
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GiovanniLucasSantos_tcc.pdf2,99 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do impacto da geração eólica no fluxo de carga em um sistema elétrico de potência
Autor(es): Santos, Giovanni Lucas Moreira dos
Orientador(es): Freitas, Francisco Damasceno
Assunto: Usinas eólicas
Sistemas elétricos de potência
Data de apresentação: 8-Jul-2016
Data de publicação: 29-Mai-2017
Referência: SANTOS, Giovanni Lucas Moreira dos. Análise do impacto da geração eólica no fluxo de carga em um sistema elétrico de potência. 2016. xiv, 90 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho visa avaliar o impacto da inserção de usina eólica em um sistema de potência que opera em corrente alternada. O principal objetivo é estudar a influência da geração eólica sob o ponto de vista de influência na rede elétrica como um todo, sob o aspecto estático. Com esta finalidade, modela-se a rede para análise de fluxo de carga. Neste estudo, a usina eólica é representada, em uma barra coletora, por uma carga negativa equivalente com fator de potência unitário. A natureza estocástica do vento e consequentemente a sua influência na potência da usina eólica é simulada levando-se em conta uma distribuição de probabilidade de Weibull. A Simulação de Monte Carlo é empregada para avaliar o impacto da potência nas interligações, na barra swing e o impacto sobre as tensões do sistema. O trabalho apresenta ainda definições básicas para o adequado conhecimento de uma fazenda eólica. Simulações em um sistema de potência de 9 barras e outro de 30 barras são realizadas visando ilustrar o impacto de uma usina eólica sobre o sistema como um todo. Todas as simulações são realizadas no programa Matpower, o qual mostrou-se apropriado, mediante modificações, para inserção da usina eólica e modelagem da função de distribuição de probabilidade adotada.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons