Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17057
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarceloSilvaSantana_tcc.pdf6,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Simulação dos sistemas de recursos hídricos no Distrito Federal e Entorno
Autor(es): Santana, Marcelo Silva
Orientador(es): Netto, Oscar de Moraes Cordeiro
Assunto: Água - abastecimento
Recursos hídricos
Data de apresentação: 6-Jul-2016
Data de publicação: 26-Mai-2017
Referência: SANTANA, Marcelo Silva. Simulação dos sistemas de recursos hídricos no Distrito Federal e Entorno. 2016. xiii, 175 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente relatório teve como objetivo demonstrar o estudo pertinente à representação do sistema de abastecimento de águas no Distrito Federal e Entorno. Estudou-se a utilização de modelos de suporte a decisões para auxiliar a tomada de decisões quanto à gestão de recursos hídricos na região analisada e, como já havia sido feito em trabalhos anteriores, decidiu-se pela aplicação dos conceitos a partir do uso do aplicativo de alocação de águas desenvolvido pelo LabSid (Laboratório de Sistemas de Suporte a Descisões) da USP, denominado AcquaNet. Para o melhor entendimento das funcionalidades do programa, analisaram-se as simulações realizadas por Osorio (2011), utilizando os dados fornecidos pelo Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos (PGIRH) e Plano Diretor de Água e Esgoto do Distrito Federal, além de outros relatórios apresentados pela CAESB (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal). Ademais, os modelos disponibilizados por Fernandez (2012) e Dantas (2012) serviram como referência complementar para a modelagem e validação da malha construída na nova versão da plataforma. Objetivando criar uma rede representativa do sistema de recursos hídricos da região compreendida pela RIDE DF (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal), o estudo partiu para a adaptação do modelo validado. Adicionou-se a consideração do retorno de vazões de esgoto, acrescentaram-se à alimentação as características físico-hidrológicas da bacia do Rio Corumbá e consideraram-se, na modelagem, as exigências das cidades circunvizinhas ao DF. A partir disso, uma malha de referência pôde ser criada para avaliação de possíveis alternativas de abastecimento compartilhado na região estudada. E, por meio dela, cenários variados de aumento populacional e variação climática foram testados para avaliar o comportamento do sistema de abastecimento projetado para atender às demandas exigidas pela região. Os resultados obtidos permitiram concluir que a conformação adotada para a rede de fluxos representativa se mostrou bastante eficaz no atendimento às necessidades de abastecimento. A par disso, a plataforma AcquaNet se posicionou como bastante versátil para as diferentes aplicações planejadas, funcionando como uma forte auxiliadora para futuras análises de gerenciamento de usos da água.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons