Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17054
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DiogoHenriqueSouza_tcc.pdf3,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do fenômeno de punção em lajes lisas pela teoria da fissura crítica de cisalhamento
Autor(es): Souza, Diogo Henrique de Oliveira
Orientador(es): Oliveira, Marcos Honorato de
Assunto: Lajes
Concreto armado
Resistência ao cisalhamento
Data de apresentação: 30-Jun-2016
Data de publicação: 26-Mai-2017
Referência: SOUZA, Diogo Henrique de Oliveira. Análise do fenômeno de punção em lajes lisas pela teoria da fissura crítica de cisalhamento. 2016. x, 75 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho versa sobre a avaliação da resistência e do comportamento de cisalhamento de lajes lisas de concreto com armaduras de cisalhamento na ligação laje x pilar. Para isso, foram estudados o código normativo fib Model Code 2010 e o modelo teórico proposto por Muttoni (2008). Ambos, código e modelo se baseiam na avaliação da resistência da ligação laje x pilar em função da relação carga x rotação associado a um critério de ruína, denominada Teoria da Fissura Crítica de Cisalhamento, que prescreve a resistência à punção pela teoria da fissura crítica. Nas normas atuais para armadura de cisalhamento na ligação laje-pilar, nota-se uma dissensão entre os resultados normativos gerando assim insegurança quanto às recomendações normativas. Para comparação entre a teoria da fissura crítica de cisalhamento e o CEB-FIB Model Code 2010 utilizou-se o bancos de dados dos pesquisadores Oliveira (2013) e de Ferreira (2010). Com o software excell, calculou-se as forças de cisalhamento, dentro da região de armadura de cisalhamento, fora da região de armadura de cisalhamento e a máxima força de cisalhamento. Com este software também se calculou a rotação da laje ψ em relação ao pilar com o auxilio da função atingir meta e com a utilização de macros. Comparando-se os resultados nove lajes pelo CEB-FIB Model Code 2010 e a Teoria da Fissura Crítica de Cisalhamento, de acordo com a precisão de cada método se verificou melhores resultados para a Teoria da Fissura crítica de cisalhamento para precisão completa. Analisando os métodos da Teoria da Fissura Crítica de Cisalhamento e o CEB-FIB Model Code 2010 o método completo da Teoria da Fissura Crítica de Cisalhamento foi o mais eficiente em estimar a carga de ruptura e o modo como acontece a ruptura na laje, com uma média razoável da carga de ruptura e estar respeitando os resultados frágeis em 5%.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons