Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17045
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DiogoGalvao_EduardoOliveira_tcc.pdf2,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores intervenientes no uso de aplicativos de mobilidade urbana
Autor(es): Galvão, Diogo Miranda
Oliveira, Eduardo Melo de
Orientador(es): Arruda, Fabiana Serra de
Coorientador(es): Neto, Ingrid Luiza
Assunto: Smartphones
Aplicativos
Inovações tecnológicas
Data de apresentação: 8-Ago-2016
Data de publicação: 26-Mai-2017
Referência: GALVÃO, Diogo Miranda; OLIVEIRA, Eduardo Melo de. Fatores intervenientes no uso de aplicativos de mobilidade urbana. 2016. ix, [66] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O crescente uso de smartphones tem impulsionado a criação de aplicativos para uso nos aparelhos celulares com destaque para os aplicativos que auxiliam no transporte dos usuários. A categoria de aplicativos para transporte tem vários tipos de aplicativos: a) aqueles que auxiliam o usuário a se deslocar, fazendo uso do GPS e de informações coletadas em tempo real dos usuários; b) outros que funcionam como meio de informação para os usuários, mostrando o tempo de espera de determinado transporte público ou apenas informando o itinerário; e c) aqueles que têm por objetivo ofertar um serviço ao usuário, disponibilizando serviços de transporte individual ou dando acesso a uma rede de compartilhamento de veículos. O objetivo deste estudo é analisar os fatores intervenientes com relação ao uso dos aplicativos disponíveis e a possível influência que eles têm na escolha modal. Para validação e confiabilidade da análise, a metodologia utilizada será apresentada.
Abstract: The increasing use of smartphones has enhanced the creation of cell phone apps that can assist transportation users. The transportation category has many types of apps: a) those that help the user to move around, making use of GPS and information collected from the users in real time; b) others that give information for the users, showing the waiting time for certain public transport or just informing the itinerary; and, c) those which aim to offer a service to the user, providing individual transport services or giving access to a car sharing network. This study aims to analyze the factors regarding the use of available Apps and its possible influence on modal choice. For validation and reliability of the analysis, the methodology used will be presented.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons