Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17037
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RafaelBrasileiroMiranda_tcc.pdf1,72 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Controle de vibrações em edifícios altos utilizando amortecedores de massa sintonizados
Autor(es): Miranda, Rafael Brasileiro
Orientador(es): Brito, José Luís Vital de
Assunto: Vibração
Edifícios
Data de apresentação: 30-Nov-2016
Data de publicação: 25-Mai-2017
Referência: MIRANDA, Rafael Brasileiro. Controle de vibrações em edifícios altos utilizando amortecedores de massa sintonizados. 2016. ix, 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A relevância do controle estrutural é crescente no mundo atual, conforme são construídas estruturas cada vez mais altas e flexíveis, portanto mais vulneráveis a vibrações. Para combater esse problema, uma das técnicas utilizadas em edificações é o controle passivo, que se subdivide em vários tipos de dispositivos. Um dos mais comuns entre eles é o Amortecedor de Massa Sintonizado (AMS), que consiste de um sistema massa-mola-amortecedor sintonizado ao redor da frequência natural do sistema principal. É possível utilizar mais de um AMS, que então passa a se chamar Amortecedor de Massa Sintonizado Múltiplo (AMSM). Neste trabalho um edifício de n andares é reduzido a um grau de liberdade por meio do Método da Superposição Modal, considerando a contribuição do primeiro modo como mais significativa, e se comparam suas respostas a quando são instalados AMS, AMSM não interligado (NI) ou AMSM interligado (I).Visto que os modelos de otimização para o AMSM NI não são adequados para o AMSM I, realiza-se um estudo paramétrico para determinar parâmetros que o otimizem para duas, três, quatro e cinco massas e apresentar as equações que governam esse sistema. As equações são obtidas por um ajuste polinomial de curvas por meio da ferramenta Linha de Tendência do Microsoft Excel®. Finalmente são comparadas as respostas em todos os casos analisados e verifica-se a semelhança no comportamento da resposta em frequência do sistema, independentemente do número de massas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons