Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17036
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarinaDeMendoncaPereira_tcc.pdf1,98 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da biodisponibilidade de metais em rejeitos de mineração empregando extrações simples
Autor(es): Pereira, Marina de Mendonça
Orientador(es): Ribeiro, Luis Fernando Martins
Coorientador(es): Rodriguez Sosa, Evelín
Assunto: Mineralogia
Metais pesados
Data de apresentação: 13-Dez-2016
Data de publicação: 25-Mai-2017
Referência: PEREIRA, Marina de Mendonça. Avaliação da biodisponibilidade de metais em rejeitos de mineração empregando extrações simples. 2016. 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A mineração possui grande importância para o desenvolvimento econômico. No entanto, vários são os impactos ambientais causados por esta atividade, como a contaminação de solos e águas. Uma das causas dos impactos é devido a composição dos rejeitos gerados, que podem conter metais pesados. Algumas metodologias utilizadas são incapazes de descrever propriedades ligadas às soluções para esses impactos, tais como a mobilidade, a biodisponibilidade e o comportamento dos metais. Por isso, tem-se buscado formas de determinar essas propriedades. Diante desse contexto, a presente pesquisa visou apresentar um conjunto de análises executadas para a caracterização do rejeito da mina de San Fernando, em Cuba e do rejeito de Paracatu, em Minas Gerais. Foram feitas análises quanto a caracterização física, geoquímica, química e mineralógica dos rejeitos. Na análise granulométrica, os rejeitos apresentaram maior predominância de partículas de tamanho da fração areia fina e silte. Quanto a distribuição de tamanhos de grãos, o rejeito de San Fernando foi caracterizado como graduado e o de Paracatu como mais uniforme. A massa específica dos grãos das amostras foram próximas e o valor é justificado pela presença de ferro, evidenciado na análise de Fluorescência de raios X junto a presença de outros elementos como titânio e silício. Os resultados de pH para as a amostra de San Fernando foram ácidos e para amostra de Paracatu ácidos próximos de alcalino. A condutividade elétrica detectada para as duas amostras foram justificadas pela presença dos próprios minerais constituintes, principalmente sulfetos. Essas duas análises junto a Fluorescência de raios X compuseram a caracterização química. Quanto à caracterização mineralógica para o rejeito de San Fernando foi detectada a presença de silicatos e sulfetos, já para a amostra de Paracatu foi detectada a presença de sulfetos, óxidos, carbonatos e silicatos. Com relação a caracterização geoquímica, foi extraído das duas amostras, por meio de extrações simples, os metais cobre e zinco e foram quantificados por Absorção Atômica. O Rejeito de Paracatu não apresentou concentrações significativas dos metais analisados, estando estes valores abaixo do Limite se Quantificação do aparelho. A amostra de San Fernando apresentou valores de zinco em maiores concentrações do que o cobre.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.