Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17024
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_SuzanaFernandesMarinho_tcc.pdf1,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuições da feira de ciências, realizada na Escola Estadual Nossa Senhora da Abadia, para o ensino de química e para a educação do campo
Autor(es): Marinho, Suzana Fernandes
Orientador(es): Rodrigues, Priscilla Coppola de Souza
Assunto: Química - estudo e ensino
Educação do campo
Data de apresentação: 30-Jan-2017
Data de publicação: 24-Mai-2017
Referência: MARINHO, Suzana Fernandes. Contribuições da feira de ciências, realizada na Escola Estadual Nossa Senhora da Abadia, para o ensino de química e para a educação do campo. 2017. 79 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: O trabalho apresenta um relato de uma Feira de Ciências realizada na disciplina de Química, com educandos da Escola Estadual Nossa Senhora Da Abadia, localizada na cidade de Formoso-MG, com o intuito de descobrir as contribuições das Feiras de Ciências para o ensino de Química e para a Educação do Campo. Os dados para construção destas contribuições foram obtidos por meio de observações e de questionários aplicados aos educandos do 2º Ano do Ensino Médio. Como resultado desse trabalho, percebeu-se que a Feira de Ciências contribuiu para despertar o interesse dos educandos pelos conteúdos de Química e ajudou-os a relacionar os conteúdos estudados na teoria com o cotidiano, contribuindo assim para a Educação do Campo, que tem como princípio a valorização dos educandos como sujeitos do campo, sujeitos capazes de formar seus próprios pensamentos e a fazer isso de forma crítica, através da mediação do educador.
Abstract: The work presents an account of a Science Fair held in the discipline of Chemistry, with students of the Nossa Senhora Da Abadia State School, located in the city of Formoso-MG, with the aim of discovering the contributions of the Science Fairs for the teaching of Chemistry And for Field Education. The data for the construction of these contributions were obtained through observations and questionnaires applied to the students of the 2nd Year of High School. As a result of this work, it was noticed that the Science Fair contributed to awaken the students' interest in the contents of Chemistry and helped them to relate the contents studied in the theory to the daily life, thus contributing to the Field Education, which Principle the valorization of the students as subjects of the field, subjects capable of forming their own thoughts and doing this critically through the mediation of the educator.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2017.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Matemática
Educação do Campo - Ciências da Natureza



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.