Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/17020
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JulianderAlvesFerreira_tcc.pdf300,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O histórico das fontes energéticas e a pirólise como método viável para produção de biocombustíveis : uma abordagem para o ensino médio
Autor(es): Ferreira, Juliander Alves
Orientador(es): Suarez, Paulo Anselmo Ziani
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Biocombustíveis
Energia da biomassa
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 24-Mai-2017
Referência: FERREIRA, Juliander Alves. O histórico das fontes energéticas e a pirólise como método viável para produção de biocombustíveis: uma abordagem para o ensino médio. 2016. 40 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O ensino de ciências precisa abordar o desenvolvimento tecnológico e econômico que impõe ao mundo maior demanda energética e de recursos naturais, mostrando a necessidade dos países em buscar não apenas aumentar a oferta e diversificar as fontes, principalmente das renováveis e menos poluentes, mas também criar uma consciência de menor degradação do meio ambiente. A sustentabilidade e variedade da matriz energética ganha espaço com investimentos e pesquisa em novas tecnologias. É tema constante nas reuniões de cúpulas dos países desenvolvidos e também subdesenvolvidos. Isso se deve a fatores relacionados à economia e meio ambiente, devido a pressões do mercado, com intuito de amenizar os custos de produção, e também por poupar a natureza e matérias primas não renováveis, que em breve podem se findar. Nesse cenário os métodos pirolíticos para obter biocombustíveis se mostram como uma das melhores alternativas energéticas para substituir fontes fósseis e altamente poluentes. A biomassa como matéria prima é renovável e permite a instalação de plantas baseadas em resíduos agroindustriais, não competindo com a demanda por alimentos, além de gerar emprego e distribuir renda no campo, com menores danos ao meio ambiente. O ensino-aprendizagem de algumas ciências, não apenas as exatas, enfrenta graves problemas principalmente na educação básica, pois ainda é distante da realidade, pouco contextualizado e prático, tornando-as muito abstratas, o que não desperta o interesse dos alunos. Esse trabalho propõe a contextualização de alguns conhecimentos químicos envoltos em energia, focando em processos de obtenção de biocombustíveis a partir de biomassa, para isso elaborou-se 01 texto dedicado ao Ensino Médio.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2016.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.