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Título: Performance de cirurgiões-dentistas na avaliação de superfícies dentais com o instrumento CAST utilizando dois métodos de ensino
Outros títulos: Dental surgeons performance in assessing dental surfaces with the CAST instrument using two different teaching methods
Autor(es): Carvalho, Ana Flávia Lacerda de
Orientador(es): Leal, Soraya Coelho
Coorientador(es): Hilgert, Ana Luiza de Souza
Assunto: Epidemiologia
Cáries dentárias
Saúde bucal
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 22-Mai-2017
Referência: CARVALHO, Ana Flávia Lacerda de. Performance de cirurgiões-dentistas na avaliação de superfícies dentais com o instrumento CAST utilizando dois métodos de ensino. 2016. 55 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Objetivo: Determinar a performance de examinadores na avaliação de superfícies de dentes extraídos após a leitura do Manual CAST (T0) em comparação à leitura associada à participação em curso presencial (T1). Métodos: 20 cirurgiões-dentistas avaliaram 30 dentes humanos utilizando o instrumento CAST em dois momentos: T0 - após a leitura do manual, T1 - após a leitura e participação em curso presencial. Os códigos foram comparados ao exame visual de dois experts. Na sequência, os dentes foram cortados e a análise histológica (padrão-ouro) foi comparada à visual realizada pelos experts. Os participantes responderam a um questionário sobre perfil e experiência epidemiológica. A análise estatística determinou valores de concordância: coeficiente Kappa (k) e porcentagem. O teste ANOVA de medidas repetidas avaliou a influência do perfil dos participantes na performance clínica. Resultados: A idade média dos participantes foi 35,7 (±13,5) anos e 11,9 anos atuando como dentista. Quanto à concordância, o valor médio do coeficiente Kappa foi 0,55 (0,28-0,73) no T0 e 0,64 (0,46-0,80) no T1. A porcentagem de concordância no T0 foi 62,8 (34,7-87,7) e 71,3 (45-87,4) no T1 (p=0,028). O percentual de concordância entre a avaliação visual dos experts e o padrão-ouro foi 88,9% (k=0,85). O perfil dos participantes não influenciou significativamente na performance clínica. Conclusão: A leitura do Manual CAST seguida de curso presencial mostrou-se mais efetiva no treinamento de examinadores para utilização do instrumento CAST. A concordância entre a análise dos experts e a histológica demonstra a efetividade do CAST para detecção de cárie.
Abstract: Objective: The aim of this study was to evaluate examiners performance in assessing extracted teeth surfaces after reading the CAST Manual (T0) and reading the CAST Manual plus participating on a theoretical course (T1). Methods: A total of 20 examiners who would participate in an epidemiological survey assessed 30 extracted teeth, independently, at T0 and T1. Their scores were compared to reference scores determined by two experienced epidemiologists. Finally, teeth were cut and the gold standard (histology) was compared to the visual assessment of the experts. Participants also answered a questionnaire about epidemiological experience and personal information. Statistical analysis determined agreement using Kappa coefficient values and percentage. Repeated measures ANOVA was used to determine the influence of participants’ profile in their performance. Results: Examiner’s mean age was 35.7 years (±13.5) and the mean time working as a dentist was 11.9 years. Mean Kappa coefficient value was 0.55 (0.28-0.73) at T0 and 0.64 (0.46-0.80) at T1. The percentage of agreement at T0 was 62.8 (34.7-87.7) and 71.3 (45.0-87.4) at T1 (p=0.028). The percentage of agreement between experts’ visual assessment and the gold standard (histology) was 88.9% (k=0.85). The participant's profile did not influence their performance. Conclusion: Reading the CAST Manual followed by the participation on a course was more effective to train examiners in applying the CAST instrument. The agreement between experts’ assessment and histological assessment demonstrates the effectiveness of CAST in caries detection.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016.
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