Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1700
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SavioTuliodeQueirozOliveira.pdf316,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Economia submersa : estudo dos fatores determinantes a informalidade empresarial do Distrito Federal
Autor(es): Oliveira, Sávio Túlio de Queiroz
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto: Empresas
Setor informal (Economia)
Data de apresentação: 2-Fev-2011
Data de publicação: 27-Mai-2011
Referência: OLIVEIRA, Sávio Túlio de Queiroz. Economia submersa: estudo dos fatores determinantes a informalidade empresarial do Distrito Federal. 2011. 51 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo visa determinar os principais fatores que estimulam a atividade econômica informal no Distrito Federal. A metodologia adotada foi a investigação empírica no local onde ocorre o fenômeno para formação de um banco de dados e a análise desde consiste na utilização da regressão Logit a fim de se inferir quais fatores impactam sobre a decisão de atuar na informalidade e suas respectivas proporções na probabilidade de um novo negócio ser submerso. Deduzse a partir desta pesquisa a incipiência do tema no Brasil e falta conhecimento sistematizado para a avaliação dos fatores determinantes; com a análise dos dados coletados depreende-se, dentre outros fatos, que quanto maior a escolaridade do empreendedor maior a chance dele atuar regularizado e que os empreendedores que acham que de alguma forma estão desobedecendo as leis possuem pouquíssimas chances de possuir CNPJ.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1700
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons