Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16999
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HiagoRibeiroAlbuquerque_tcc.pdf4,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo do desempenho dos sistemas de revestimentos em alvenaria - comparação entre sistemas tradicionais e mecanizados
Autor(es): Albuquerque, Hiago Ribeiro
Orientador(es): Oliveira, Marcos Honorato de
Assunto: Construção civil
Revestimento (Construção civil)
Data de apresentação: 10-Nov-2016
Data de publicação: 19-Mai-2017
Referência: ALBUQUERQUE, Hiago Ribeiro. Estudo do desempenho dos sistemas de revestimentos em alvenaria- comparação entre sistemas tradicionais e mecanizados. 2016. xiii, 104 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A análise de sistemas construtivos de revestimento em argamassa vem se destacando no cenário atual por ainda oferecer significativas oportunidades de melhoria, fator que motivou o desenvolvimento desta pesquisa em parceria com uma construtora local no Distrito Federal interessada em implementar de maneira definitiva o sistema mecanizado de argamassa projetada para a execução de revestimento em alvenaria nos seus empreendimentos. Assim, este artigo apresenta um estudo comparativo entre dois sistemas de revestimento em argamassa bastante utilizados na construção brasileira: o sistema convencional, realizado manualmente com colher de pedreiro, e o mecanizado por bombas de projeção. Para isso, foi determinado cinco parâmetros de comparação que foram aplicados em um canteiro de obras residencial na cidade de Brasília: a descrição do sistema, a produtividade, o consumo, as perdas dos sistemas e o custo de execução. Seguindo uma metodologia adaptada daquelas propostas por Costa (2005) e Paravisi (2008), a coleta dos dados foi realizada por observação direta in loco durante oito semanas. Dessa forma, os índices de desempenho mensurados em cada sistema construtivo são apresentados e confrontados entre si a fim de expor qual método de execução de revestimento obteve maior vantagem no estudo de caso e quais ainda são propícios a melhorias. Por fim, a análise comparativa concluiu que a execução do sistema mecanizado de argamassa projetada obteve desempenho superior em todos os cinco parâmetros determinados, sendo o índice de perdas do sistema o que apresentou a vantagem mais notória em relação ao sistema convencional, enquanto que a produtividade ainda foi o parâmetro de desempenho que possuiu oportunidades de aprimoramento mais evidentes entre os demais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons