Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16995
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HenriqueMerten_VanessaBorgesViana_tcc.pdf646,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de certificações ambientais com foco em gestão de resíduos : estudo de caso
Autor(es): Merten, Henrique Oliveira
Viana, Vanessa Lequesteboumes Borges
Orientador(es): Pereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa
Assunto: Certificação ambiental
Edifícios
Construção civil
Gestão de resíduos sólidos
Data de apresentação: 5-Dez-2016
Data de publicação: 19-Mai-2017
Referência: MERTEN, Henrique Oliveira; VIANA, Vanessa Lequesteboumes Borges. Avaliação de certificações ambientais com foco em gestão de resíduos: estudo de caso. 2016. x, 63 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Os sistemas de certificação ambiental de edifícios são cada vez mais utilizados no mercado da construção civil. Este fato motiva a realização de estudos acadêmicos sobre o tema. Existem pesquisas que discutem qualitativamente os efeitos, benefícios, dificuldades e motivos para sua adoção, o que não ocorre frequentemente para os aspectos quantitativos, o que mostra a necessidade de trabalhos nessa área. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo geral a avaliação de como a certificação AQUA - Alta Qualidade Ambiental afetou a gestão de resíduos em uma empresa do Distrito Federal. O estudo consistiu em escolher uma empresa com obras em Brasília, que fornecesse dados para a realização de pesquisa acadêmica e que possuísse pelo menos uma obra em processo de certificação AQUA. Os empreendimentos foram comparados de acordo com as categorias 3 e 6 do selo. Foi verificada também a percepção de diversos profissionais da empresa em relação ao AQUA. Outro ponto do trabalho foi verificar se o empreendimento AQUA conseguiria obter outras certificações no que tange à gestão de resíduos. A principal contribuição deste trabalho está pautada na comparação, por meio de dois empreendimentos, de como a certificação AQUA afetou a gestão de resíduos de uma empresa no Distrito Federal. Além disso, a verificação da questão do tratamento de resíduos entre certificações nacionais e internacionais leva a concluir que a certificação AQUA traz vantagens ao usuário devido aos benefícios ambientais e que a sensibilização do mercado em relação à questão ambiental é uma peça crucial no seu progresso, visto que o sistema consiste em uma iniciativa voluntária.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons