Título: | Oralidade e letramento em uma perspectiva de inclusao social do povo Kalunga |
Autor(es): | Rodrigues, Maria Helena Serafim |
Orientador(es): | Sousa, Rosineide Magalhães de |
Assunto: | Letramento Inclusão social Quilombos |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 19-Mai-2017 |
Referência: | RODRIGUES, Maria Helena Serafim. Oralidade e letramento em uma perspectiva de inclusao social do povo Kalunga. 2017. 101 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017. |
Resumo: | A Pesquisa, em foco, aborda Oralidade e Letramento em uma Perspectiva de Inclusão Social do Povo Kalunga,contextualizando a Comunidade Escolar Quilombola Tinguizal, situada no município de Monte Alegre de Goiás. A fundamentação Teórica tem como referências principais os autores: Araújo (2016); Baiocchi (2013); Bortoni-Ricardo (2009); Couto 2013; Dionísio (2007); Gil (2010); Marcuschi (2007); Rojo (2012, 2014); Salles 2014; Sousa (2006) e Triviños (1987), entre outros. O presente trabalho foi organizado conforme os procedimentos de capítulos e subtemas, entre eles: Oralidade, letramentos múltiplos, compreensão de letramento em comunidades tradicionais, contextualizando educação quilombola, análise de dados,considerações finais, entre outros aspectos comuns a um trabalho de pesquisa, de forma a entender a complexidade das problemáticas relacionadas ao tema principal. Para cada subtema é proposto referências bibliográficas de autores com afinidade e informações sistemáticas sobre os assuntos abordados, com discussão contextualizada. De modo geral, pretende-se neste trabalho dialogar o tema geral com as possibilidades de rever as práticas de ensino na comunidade quilombola, propondo aos educadores reflexão acerca do papel da escola em relação a cultural local, favorecendo assim que a oralidade e os letramentos comuns desse grupo social sejam inseridos nas práticas de ensino. O trabalho contribui para que Tinguizal e outras Comunidades Quilombolas Kalunga, tenham acesso a uma pesquisa com tema voltado a significação da aprendizagem, proporcionando a educadores, educandos e universitários, referências para possíveis estudos futuros. O trabalho contribui também para que professores e alunos possam trabalhar a temática em sala de aula com maior precisão pedagógica em comum acordo e diálogo com o currículo referência de ensino proposto para a escola nas comunidades quilombolas, em especial, Tinguizal. |
Abstract: | The research focus, covers Orality and literacy in a perspective of Social inclusion of People Kalunga, contextualizing the Quilombola Tinguizal school community, situated in the municipality of Monte Alegre de Goiás. The theoretical foundation has as main references the authors: Aguilar (2016); Baiocchi (2013); Bortoni-Ricardo (2009); Couto 2013; Dionysus (2007); Gil (2010); Depends (2007); Rojo (2012, 2014); S 2014; Sousa (2006) and Triviños (1987), among others. The present work was organized as the procedures of chapters and sub-themes, including: Orality, letramentos, literacy and comprehension letramento in traditional communities, quilombola, data analysis, final considerations, among other aspects common to a research paper, in order to understand the complexity of the problems related to the main theme. For each sub-theme proposes references to authors with affinity and systematic information on the subjects dealt with contextualized discussion. In General, this work aims to engage the general theme with the possibilities of reviewing the practices of teaching on the quilombola community, offering educators reflection about the role of the school in relation to local cultural, favoring so the orality and the common letramentos of this social group are inserted into teaching practices. The work contributes to that Tinguizal and Quilombo Kalunga communities, have access to a survey theme back the meaning of learning, providing educators, students and academics, references to possible future studies. The work also contributes to that teachers and students can work the topic into the classroom with greater precision in mutual agreement and dialogue teaching with the curriculum teaching reference proposed for the school in quilombolas communities, in particular, Tinguizal. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
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