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Título: Inclusão de educandos de comunidades quilombolas em uma escola urbana : situação e desafios
Autor(es): Nascimento, Hérika Barbosa
Orientador(es): Rocha, Eliene Novaes
Assunto: Inclusão escolar
Comunidades quilombolas
Quilombos
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: Fev-2017
Data de publicação: 19-Mai-2017
Referência: NASCIMENTO, Hérika Barbosa. Inclusão de educandos de comunidades quilombolas em uma escola urbana: situação e desafios. 2017. 53 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: Esse trabalho trata da inclusão de educandos de comunidades quilombolas em uma escola urbana. Situação e desafios. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Joaquim de Souza Fagundes localizada no município de Teresina de Goiás, tendo em vista que ela possui características importantes para este trabalho, uma vez que mais de 50% de seus educandos são oriundos de comunidades quilombolas. Em seu Projeto Político Pedagógico não há nada que prevê um ensino/aprendizagem e nenhuma proposta que considere as questões trazidas por estes educandos. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de inclusão desses povos na proposta curricular dessa escola, identificando os principais desafios e possibilidades, para o respeito às demandas dos povos quilombolas. A pesquisa foi baseada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Resoluções do CNE sobre as escolas quilombolas e em autoras como Caldart (2012), Molina (2012) entre outros. Este trabalho foi orientado pela pesquisa qualitativa com estudo de caso. Portanto a partir da leitura/compreensão da realidade da escola podemos concluir que os educandos quilombolas são excluídos de diversos processos escolares.
Abstract: This work deals with the inclusion of students from quilombola communities in an urban school. Situation and challenges. The research was carried out at the Joaquim de Souza Fagundes State School located in the city of Teresina de Goiás, considering that it has important characteristics for this work, since more than 50% of its students come from quilombola communities. In its Political Educational Project there is nothing that provides a teaching / learning and no proposal that considers the issues brought by these students. The purpose of this paper is to analyze the inclusion process of inclusion of these peoples in the curricular proposal of this school, identifying the main challenges and possibilities, to respect the demands of the quilombola people. The research was based on the Law of Guidelines and Bases of Education, CNE Resolutions on quilombola schools and on authors such as Caldart (2012), Molina (2012) and others. This study was guided by qualitative research with case study. Therefore from the reading / understanding of the reality of the school we can conclude that the quilombola students are excluded from several school processes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2017.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Matemática
Educação do Campo - Ciências da Natureza



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