Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16979
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThainyCristinaSilvaBressan_tcc.pdf3,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diagnóstico e avaliação dos reatores UASB da ETE Paranoá-DF
Autor(es): Bressan, Thainy Cristina Silva
Orientador(es): Amorim, Ariuska Karla Barbosa
Coorientador(es): Araújo, Paulo Luiz Santos de
Assunto: Digestão anaeróbia
Aproveitamento energético
Reator UASB
Data de apresentação: 8-Dez-2016
Data de publicação: 19-Mai-2017
Referência: BRESSAN, Thainy Cristina Silva. Diagnóstico e avaliação dos reatores UASB da ETE Paranoá-DF. 2016. 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O desenvolvimento de projetos de tratamento anaeróbio de esgoto que conciliam custos e simplicidade operacional intensificaram nos últimos anos. Com isso, estudos tornaram possível o aproveitamento energético do metano gerado principalmente em reatores UASB. Contudo, a melhoria da eficiência energética nesses reatores depende do conhecimento sobre as características operacionais e construtivas, assim como do processo biológico. Neste contexto, o objetivo geral desse estudo foi realizar o diagnóstico dos reatores UASB da ETE Paranoá/DF, para otimizar o tratamento anaeróbio e avaliar o aproveitamento do biogás. O trabalho foi realizado sobre os objetivos específicos: a) Avaliação estrutural e operacional dos reatores e influências do tratamento prelminar, detectando problemas que interferem na eficiência do tratamento; b) Caracterização físicoquímica e biológica do afluente e efluente dos reatores para dar suporte às avaliações estruturais e operacionais; c) Avaliação do desempenho dos reatores, por meio de balanço de massa de DQO; d) Avaliação da produção de metano e seu potencial de aproveitamento como fonte de energia. Os resultados mostraram que na ETE Paranoá foram realizadas modificações nas unidades de tratamento, que influenciam diretamente na eficiência do tratamento anaeróbio. O tratamento preliminar está sobrecarregado e carreia sólidos grosseiros para dentro do UASB. Os reatores apresentaram diversos problemas estruturais e específicos ao funcionamento da unidade. Durante as caracterizações físico-químicas e biológicas, os reatores apresentaram estabilidade quanto à pH, alcalinidade e ácidos orgânicos voláteis (AOV). Entretanto, foi observado que cada reator apresentou eficiências de remoções diferentemente do outro quanto à DQO e SS. A caracterização biológica confirmou as observações levantadas durante a caracterização operacional que influenciam diretamente na formação dos grânulos. Posteriormente, o balanço de massa com os dados obtidos das análises permitiu determinar as condições atuais de produção de metano nos reatores e indicou que o modelo e a metodologia utilizados não foram suficientes para representar as conversões de todas as parcelas de DQO. Os valores percentuais de DQO convertido em metano recuperado são muito baixos, indicando a necessidade de novas reformas na estação para que a produção e coleta do gás sejam maximizadas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.