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Título: O analfabetismo e suas principais consequências na vida do sujeito do campo : um estudo na comunidade Beira do Sucuri
Autor(es): Silva, Luciana Ferreira da
Orientador(es): Queiroz, João Batista Pereira de
Assunto: Educação rural
Idosos - educação
Analfabetismo
Data de apresentação: Fev-2017
Data de publicação: 19-Mai-2017
Referência: SILVA, Luciana Ferreira da. O analfabetismo e suas principais consequências na vida do sujeito do campo: um estudo na comunidade Beira do Sucuri. 2017. 67 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: O presente trabalho teve por finalidade abordar o analfabetismo no campo no munícipio de Monte Alegre de Goiás, na comunidade Beira do Sucuri, tendo sido discutido o problema que as pessoas que moram no campo vêm enfrentando por serem analfabetas, em especial os idosos, com um estudo de caso na comunidade citada. Abordo a historia do analfabetismo brasileiro dando ênfase aos dados do campo. Falo sobre a historia do município de Monte de Alegre de Goiás e da região do nordeste goiano, a qual faz parte. A pesquisa foi de cunho exploratório e valeu-se da abordagem qualitativa, que se consistiu da aplicação de questionário a sete pessoas. E ainda cito algumas contribuições para a redução da elevada taxa de analfabetismo na região. São programas que foram criados a partir de muitas lutas de movimentos sociais como o “MST”.
Abstract: The present work had the purpose of approaching illiteracy in the countryside in the municipality of Monte Alegre de Goiás, in the Beira do Sucuri community, and discussed the problem that people living in the countryside are facing because they are illiterate, especially the elderly, with a Case study in the cited community. I approach the history of Brazilian illiteracy with emphasis on the field data. I talk about the history of the municipality of Monte de Alegre de Goiás and the region of the northeast of Goiás, which is a part. The research was of an exploratory nature and was based on the qualitative approach, which consisted of the application of a questionnaire to seven people. And I also cite some contributions to reducing the high rate of illiteracy in the region. They are programs that have been created from many struggles of social movements like the "MST".
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2017.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



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