Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16977
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarianaDosSantosDiniz_tcc.pdf6,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da vulnerabilidade e modelagem ambiental para previsão de processos erosivos no entorno de reservatórios : o estudo de caso do Ribeirão Sarandi – UHE Corumbá IV, GO
Autor(es): Diniz, Mariana dos Santos
Orientador(es): Almeida, Wagner Santos de
Assunto: Solos - erosão
Geoprocessamento
Data de apresentação: 2-Dez-2016
Data de publicação: 19-Mai-2017
Referência: DINIZ, Mariana dos Santos. Estudo da vulnerabilidade e modelagem ambiental para previsão de processos erosivos no entorno de reservatórios: o estudo de caso do Ribeirão Sarandi – UHE Corumbá IV, GO. 2016. 84 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Os processos erosivos e de assoreamento que ocorrem nas margens dos reservatórios estão correlacionados com diversos danos ambientais, estruturais e econômicos. Nesse sentido, a acumulação de sedimentos reduz a capacidade de armazenamento do reservatório e, consequentemente, no seu potencial de geração elétrica. Além disso, esses processos podem acarretar na deterioração da qualidade da água e em diversos problemas para o ecossistema aquático. Essa pesquisa tem por objetivo utilizar a modelagem da dinâmica ambiental de uso e cobertura do solo para previsão de um cenário futuro, mediante uma escolha prévia da área de maior vulnerabilidade ambiental, visando subsidiar a gestão de bacias hidrográficas e mitigar a intensificação dos processos erosivos. Para atingir o objetivo proposto foi realizada a produção de mapas de uso e cobertura solo, a partir da utilização de técnicas de geoprocessamento e imagens de alta resolução; Geração da vulnerabilidade ambiental para o ano de 2015 tendo por base a aplicação da Análise Hierárquica de Processos (AHP) e lógica fuzzy para a união dos mapas de suscetibilidade à processos erosivos laminares (EUPS), lineares (Geoindicadores), de inundação (buffers de drenagem) e uso antrópico (mapa de uso e cobertura de 2015). Por fim, foi realizada a geração do mapa prospectivo na região mais vulnerável da bacia hidrográfica por meio da modelagem ambiental baseada em Autômatos Celulares (AC). A pesquisa mostra que a região tem apresentado um aumento significativo de aéreas de loteamento nas proximidades do reservatório, além da observação de extensas áreas de pastagem e agricultura que tem tornado a Microbacia do Ribeirão Sarandi mais vulnerável. Pelos mapas de suscetibilidade observa-se que próximo ao reservatório há mais fragilidade de perda de solo, representando uma fonte de preocupação por ser uma região próxima ao corpo hídrico o que facilita o aporte de sedimentos. O mapa futuro do uso e cobertura do solo obtido com a modelagem da dinâmica ambiental reforça a tendência ao crescimento de ocupações antrópicas nas proximidades do reservatório, o que precisa ser analisado para se evitar os prejuízos econômicos, ambientais e sociais advindas da construção de estradas e ocupações irregulares nas proximidades da UHE de corumbá IV.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.