Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16976
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CarlosAugustoVieiraRoriz_tcc.pdf16,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ferramentas computacionais de suporte ao projeto e planejamento na construção civil
Autor(es): Roriz, Carlos Augusto Vieira
Orientador(es): Silva Júnior, Eleudo Esteves de Araújo
Assunto: Construção civil
Tecnologia digital
Construção civil - ferramentas computacionais
Data de apresentação: 9-Dez-2016
Data de publicação: 18-Mai-2017
Referência: RORIZ, Carlos Augusto Vieira. Ferramentas computacionais de suporte ao projeto e planejamento na construção civil. 2016. xiii, 88 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Em uma era em que barreiras para a adesão tecnológica estão cada vez menores, novas ferramentas computacionais têm surgido e sido aplicadas cada vez mais para auxiliar profissionais das mais diversas áreas das atividades humanas em seu trabalho. Na área de projetos e planejamento da construção civil não tem sido diferente, onde uma série de tecnologias tem transformado a paisagem do processo de planejamento, exigindo uma nova forma de pensar e agir um projeto. Busca-se, com isso, conferir maior eficiência e eficácia ao processo, agregando maior valor ao produto que será apresentado aos agentes intervenientes em questão e uma potencial vantagem competitiva em um mercado cada vez mais acirrado. Este projeto final de graduação buscou, dessa forma, examinar a conjuntura atual do processo de projeto e planejamento de empreendimentos do setor e apresentar uma série de ferramentas e tecnologias computacionais voltadas para tais aspectos de Engenharia Civil, demonstrando a interoperabilidade entre as mesmas e exemplificando seu uso através de alguns possíveis cenários comuns na vida de um profissional da área da indústria AEC (arquitetura, engenharia e construção). Além de cobrir algumas das ferramentas já consagradas pelo mercado, também foram apresentadas algumas tendências emergentes e projeções de possíveis futuros rumos para a área.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons